Técnicas havaianas e Reiki auxiliam equilíbrio emocional de jovens do Novos Caminhos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Oficina em Blumenau trabalhou corpo, mente e emoções de adolescentes
- Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos segue no seu propósito de promover oportunidades de aprendizado e bem-estar para adolescentes em situação de acolhimento institucional na região do Vale do Itajaí. No Abrigo Nossa Casa II, na comarca de Blumenau, duas oficinas especiais foram realizadas com o objetivo de proporcionar equilíbrio emocional e autoconhecimento às acolhidas.
Neste mês, em 14 de março, houve uma oficina focada no Reiki, uma terapia complementar que promove o equilíbrio entre corpo, mente e emoções. Esse foi o segundo encontro realizado no Abrigo Nossa Casa II. A primeira oficina aconteceu em outubro de 2024 e abordou a prática do Ho’oponopono, uma técnica havaiana de cura e reconciliação que auxilia no dia a dia, além do poder dos pensamentos positivos para transformar emoções e atitudes.
Para a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi-Senai, Lígia Urbini Eugênio, o impacto dessas oficinas reforça a importância de iniciativas que vão além da formação profissional ao cuidar também da saúde emocional e do desenvolvimento humano. As atividades foram conduzidas pelos voluntários Paulo Ricardo de Carvalho Filho e Walkíria Bernadete Niels, que compartilharam seus conhecimentos para proporcionar mais bem-estar às acolhidas.
Sobre o programa Novos Caminhos
Ao ingressarem no Novos Caminhos, os adolescentes são acompanhados individualmente e direcionados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Após concluir os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, a seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a a fazer parte da ação.
O Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).