Voltar Tecnologia tem papel fundamental para o PJSC no aprimoramento da prestação jurisdicional

Adotado como um dos eixos norteadores da gestão, o fator tecnológico tem pautado as ações do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) nos primeiros 100 dias desta administração. Um relatório sobre as principais entregas e projetos no período será apresentado aos desembargadores na sessão do Órgão Especial desta quarta-feira (18/5).

Entre os avanços está a expansão do projeto ERP (Enterprise Resource Planning), que trata da adoção de uma solução integrada de gestão administrativa para áreas meio do PJSC. O último dia 18 de abril foi marcado pelo uso do sistema para a folha de pagamentos e outros 12 módulos integrados de gestão de pessoas que envolvem cadastro, investidura, movimentação, benefícios, gratificações, afastamentos, substituição, vacância, jornada de trabalho, tempo de serviço, estágios e gestão documental. 

No âmbito da inovação, o PJSC trabalhou na reestruturação do Laboratório de Inovação (JudLab), buscando torná-lo mais acessível e adaptável às necessidades institucionais por meio de atualização da norma regente. Além disso, houve a finalização da proposta de criação do Núcleo de Inovação da Assessoria de Planejamento, com foco na valorização do capital humano, melhoria contínua e aprimoramento dos serviços ao usuário. 

O desafio de melhoria do atendimento ao público foi selecionado para parceria com o Laboratório de Inovação do Governo Federal - GNova. O PJSC participará do programa Janela GNova Portas Abertas e vai contar com a orientação metodológica do GNova, pioneiro entre os laboratórios nacionais, para exploração, definição e experimentação do desafio.

Atualização do parque tecnológico

Como forma de melhorar a performance, proporcionando celeridade nas atividades judiciais e administrativas, o Judiciário promove a substituição de computadores de diretores (DGJ/DGA), assessorias e chefias de divisão. Também investe na distribuição de webcams aos diretores, assessores, chefes de divisão e de seção. Na mesma direção, ações são promovidas na melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação e na segurança, a exemplo da implantação da nova ferramenta de gerenciamento da performance da rede. Também foram promovidas melhorias na segurança da infraestrutura de TI, eliminando eventuais vulnerabilidades de segurança que sistemas desatualizados e sem suporte técnico do fabricante podem apresentar. 

Potencialização do eproc

Entre outros destaques dos últimos 100 dias, inclui-se a integração entre o sistema de depósitos judiciais - Sidejud e o eproc, vinculação que lança automaticamente, no eproc, o evento das transferências recebidas por meio de penhoras oriundas do sistema do Banco Central - Sisbajud, ato que antes era totalmente manual.

Especial 100 Dias - Não deixe de ler:

Amanhã (19/5)

Judiciário catarinense intensifica ações sociais e está cada vez mais próximo do cidadão

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.