Voltar Tempo de Diálogo, nesta sexta-feira, esmiuçará sistema para videoconferências no PJSC

O programa "Tempo de Diálogo" volta ao ar nesta sexta-feira (5/07), a partir das 14 horas, desta feita para abordar o sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina para realização de videoconferências. A ferramenta pode ser usada em audiências e dispensa o deslocamento de testemunhas, presos e depoentes em geral. Possibilita, também, que advogados realizem a sustentação oral perante turmas de recurso dos juizados especiais ou órgãos colegiados do Tribunal sem a necessidade de comparecimento ao local do julgamento.

Transmitido ao vivo para todas as 111 comarcas do Estado, através da rede intranet, direto da Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na Capital, "Tempo de Diálogo" é apresentado pelo jornalista Marcelo Fernandes Corrêa e tem a produção do Núcleo de Comunicação Institucional do TJSC. Seu objetivo é promover maior integração entre a administração do Poder Judiciário Catarinense e seus principais colaboradores - magistrados e servidores.

Para falar da ferramenta deste sistema, já utilizada há alguns meses pelo TJSC, e tratar das etapas para realização de audiências, vão participar do próximo programa Laudenir Fernando Petroncini, juiz auxiliar da presidência do TJSC; Rodrigo Tavares Martins, juiz corregedor do Núcleo V do TJSC; Giovanni Moresco, analista de sistema da Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI; e Gustavo Marchiori, juiz da Vara de Execuções Penais, da comarca de Chapecó.

Na edição desta sexta, o programa terá uma função tutorial, ao mostrar os detalhes da usabilidade deste sistema de videoconferências, desde a marcação e convocação pelos magistrados e servidores, até a realização e procedimentos a serem seguidos.

Em três blocos, o "Tempo de Diálogo" vai trazer as explanações de seus convidados, ilustradas com vídeos explicativos do passo a passo para a utilização da ferramenta. Serão alvo de análise e explicações o aspecto estratégico-institucional para a realização das audiências; as estruturas dos fóruns, dos espaços, das disponibilidades para os juízes e da gerência do fluxo de pessoas; o uso da ferramenta no sistema prisional ou sócio educativo, no caso dos menores infratores, nas audiências, nas oitivas e na obtenção dos depoimentos, sem a necessidade de deslocamentos; e os avanços tecnológicos que já estão em uso nos processos do TJSC.

O programa também vai trazer o depoimento, ao vivo, do juiz Gustavo Marchiori, titular da Vara das Execuções Penais de Chapecó, no mesmo sistema de videoconferência já usado nas audiências, para mostrar suas facilidades, vantagens, segurança e baixo custo, propiciados pela ferramenta. Além disso, o último bloco está reservado, como tradicionalmente acontece, para as perguntas de todos os assistentes, encaminhadas ao programa, através do telefone 48 9 8825-3025, no aplicativo Whatsapp.

A produção do "Tempo de Diálogo" e toda a Assessoria de Imprensa o TJSC podem ser contatas para críticas, sugestões e pautas de matérias no email imprensa@tjsc.jus.br e telefone e no telefone 48 3287-2911.

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.