Voltar TJ aceita convite do TRE para se engajar em campanha por eleições sem corrupção

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, em audiência que concedeu nesta tarde (12/7) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Ricardo Roesler, confirmou a adesão da Justiça estadual à campanha institucional pela ética e transparência e contra a corrupção no financiamento das campanhas eleitorais, a ser lançada no próximo dia 23 de julho, em Florianópolis, com a participação dos ministros Luiz Fux, Jorge Mussi e Tarcísio de Carvalho Neto, respectivamente presidente e integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A campanha do TRE catarinense busca atrair órgãos públicos e organizações da sociedade civil para um esforço conjunto em prol da cidadania. Além do TJ, o governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a OAB/SC já demonstraram interesse em participar deste trabalho, que terá nove ações específicas a partir do dia 23, quando acontecerá a assinatura de uma carta de compromisso entre os parceiros. Através dela, todos estarão comprometidos em dar ampla divulgação ao material de campanha, que busca conscientizar os diversos atores de campanhas eleitorais da necessidade de se promover um pleito limpo e ético.

Outras ações previstas, segundo explanou o desembargador Roesler, dizem respeito ao trabalho de orientação que será feito junto a doadores e fornecedores de campanhas, assim como à divulgação maciça dos sistemas de transparência colocados à disposição do público pela Justiça Eleitoral para que qualquer cidadão possa também formular críticas, sugestões e denúncias contra eventuais irregularidades.

Na oportunidade, o presidente do TRE-SC também aproveitou para entregar um exemplar da obra "Lex Eleitoral", compêndio com toda a legislação eleitoral em vigência, inclusive as últimas resoluções do TSE e do próprio TRE-SC. A obra foi feita mediante parceria entre o TRE-SC e o TJ, que cedeu sua gráfica para a impressão do importante documento.  

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.