Voltar TJ apresenta ações de política ambiental de sucesso a estudantes de Direito da UFSC

Com o objetivo de apresentar as ações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) perante a política nacional de educação ambiental, a Secretaria de Gestão Socioambiental recebeu nesta segunda-feira (10/6) 40 estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A servidora Luísa Bresolin de Oliveira apresentou aos universitários a exposição "Línguas indígenas: legado cultural", que está aberta ao público até o dia 28 de junho, das 8h às 19h, no hall de entrada do TJ, e demonstra o legado cultural dos povos indígenas no Brasil e no Estado.

Os alunos, da 8ª fase, também conheceram a gestão de resíduos e as boas práticas sustentáveis do Poder Judiciário. "Todas as instituições têm o dever de sensibilizar as pessoas e demonstrar como é possível preservar, e o TJSC é referência nacional. Aplicamos aqui a questão da sensibilização com a Semana do Meio Ambiente e demonstramos a gestão dos resíduos do Tribunal. Também apresentamos os outros eixos da agenda ambiental na administração pública, que implementamos com sucesso há mais de 10 anos", disse a servidora Luísa, que recebeu o prêmio de melhor ensaio jurídico na área de direito ambiental no 8º Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva.

Para preservar a cultura dos primeiros habitantes do continente americano, a Organização Nacional das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu 2019 como o ano internacional das línguas indígenas. Assim, a Secretaria de Gestão Socioambiental elaborou a exposição, fruto de uma pesquisa que investigou a etimologia de centenas de palavras do cotidiano brasileiro.

Somente na fauna e na flora, 80% das palavras têm etimologia indígena. "É muito interessante ver uma exposição sobre a cultura dos povos indígenas no Tribunal de Justiça, e como o direito pode auxiliar na preservação e valorização dessas etnias. Até porque existem países onde a Constituição foi formulada com políticas indigenistas", ressaltou a estudante Cintia Anieli dos Santos. Depois da visita à exposição, os universitários presenciaram como funciona a sustentabilidade na prática em um órgão público - a separação e a destinação dos resíduos sólidos. "Ninguém preserva o que não conhece. E a língua indígena é um patrimônio do Brasil e, assim como os nossos recursos naturais, deve ser valorizada e preservada", comentou o universitário Rafael Spricigo.

Saiba mais

Exposição: "Línguas indígenas: legado cultural";

Quando: até o dia 28 de junho;

Horário: das 8h às 19h;

Local: Hall de entrada do TJSC.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.