Voltar TJ confirma valorização dos juizados especiais com nova unidade em B. Camboriú

2º Juizado Cível inicia com 1,7 mil processos

A comarca de Balneário Camboriú conta, desde a manhã desta quinta-feira (18/12), com uma nova unidade jurisdicional. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, em cerimônia realizada no salão do júri daquela comarca, instalou oficialmente o 2º Juizado Especial Cível. A unidade já abriu as portas desde o meio-dia de hoje, e inicia suas atividades com cerca de 1,7 mil processos oriundos do 1º Juizado, após divisão de competência entre as duas unidades. Agilidade e presteza no atendimento são os objetivos do TJ com esta implantação.

"Nossos recursos são finitos, daí a importância de definir prioridades. As nossas, e meu plano de gestão já definira isso antes mesmo de assumir, apontam para a valorização dos juizados especiais", comentou o presidente do Tribunal, ao discursar ao público que se fez presente no ato solene. A preferência, explicou o desembargador, se dá pela característica dos juizados em atender e prestar serviços para parcela mais carente e necessitada da sociedade. A juíza Alaíde Nolli, diretora do Foro e titular do 1º Juizado Especial Cível desde sua instalação, em 1999, confirmou esta vocação, que vivencia cotidianamente há 15 anos. Para ela, esta opção da administração revela-se uma boa escolha.

"Trata-se de uma Justiça mais próxima da sociedade e mais ágil em suas decisões", comparou. O investimento em Balneário Camboriú também foi comemorado. "Nossa cidade recebe milhares de turistas brasileiros e estrangeiros anualmente; de certa forma, somos a vitrine do Judiciário catarinense", destacou. A magistrada acrescentou que, ao longo deste ano, foi registrada a distribuição de 4,6 mil ações em sua unidade, com o julgamento de 5 mil processos. Remanescem, agora que se instala o 2º Juizado, cerca de 5,2 mil processos de conhecimento no 1º Juizado.

Ambos passam a atuar com cartório unificado, integrado por oito servidores e quatro estagiários. A juíza substituta Bertha Steckert Rezende atuará inicialmente na unidade, até a promoção de um magistrado titular pelo Pleno do TJ, no início de 2015. A solenidade desta manhã foi bastante prestigiada, com a participação dos desembargadores Luiz Cézar Medeiros (corregedor-geral) e Jaime Ramos (coordenador estadual de Juizados Especiais); dos desembargadores substitutos Janice Ubialli e Artur Jenichen Filho; e dos juízes Marcelo Pizolati e Paulo Toniazzo, além dos magistrados lotados na comarca e autoridades locais.

  

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.