Voltar TJ cria grupo de trabalho para estudar formas de lidar com questões de gênero e raça

O Grupo de Trabalho Diversidade, criado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), promoverá reunião virtual nesta sexta (27/11) para fazer a leitura conjunta da introdução e dos dois primeiros capítulos do livro "Memórias da Plantação", de Grada Kilomba. Estudar a compilação de episódios cotidianos de racismo, escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas, é o primeiro passo no letramento racial dos membros.

O juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior é o coordenador do grupo, formado por magistrados, pesquisadores e servidores. Ele explica que a leitura do livro será pausada, com encontros mensais e informais para apresentação de alguns capítulos por parte de um relator. "Assim, todos podem acompanhar, mesmo os que não tenham lido a obra, discutir e dar sua contribuição." A relatora dessa primeira parte será a juíza Naiara Brancher.

No início deste mês, houve uma roda de conversas sobre o racismo estrutural, com a participação da professora PhD Karine de Souza Silva. Foi nesta oportunidade que surgiu a ideia da criação do grupo de estudos e a perspectiva de elaborar um plano de trabalho para abordar questões étnico-raciais e de gênero. O coordenador antecipa que o plano está em fase de estruturação e que o GT já contribui com a Cevid na elaboração de um curso de capacitação dos magistrados sob a perspectiva de gênero.

O GT foi criado com o objetivo de propor a realização de ações afirmativas em relação às questões de gênero e raça e o enfrentamento da discriminação e do preconceito entre outras diversidades. A iniciativa visa orientar, capacitar e informar essas ações à sociedade e aos atores da rede de proteção e atendimento, inclusive ao sistema de Justiça.

Imagens: Divulgação/Plural
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.