Voltar TJ e AJ abrem espaço para debater os 50 anos do Serviço Social no Judiciário de SC

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Altamiro de Oliveira, ao lado do diretor-geral da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Forneroli, abriu nesta manhã (17/11) o encontro "50 anos do Serviço Social no PJSC: a construção de uma trajetória". Em cerimônia no auditório Teori Zavascki, prestigiada por parte dos 102 profissionais que atuam na área no Poder Judiciário, o dirigente destacou o papel ocupado pelos assistentes sociais na missão de auxiliar a distribuição de justiça ao cidadão catarinense.

No seu entender, o assistente social é um agente complementar no Poder Judiciário, principalmente no momento em que vivemos o fenômeno da judicialização dos conflitos e dos direitos sociais. A partir dessa premissa, acrescentou, é fácil concluir sobre o importante papel desempenhado pelo serviço social no âmbito do Poder Judiciário. “Reside nesta circunstância parte dos desafios postos à profissão derivada do Serviço Social. Afinal, quão vazias seriam as decisões judiciais se nossas leis, condutas e regras fossem cumpridas sem a sensibilidade e empatia do olhar humano?”, questionou Altamiro.

O evento, com exibição de vídeo alusivo à data, homenagens aos profissionais por década de atuação, palestras e mesas de debate sobre temas de interesse da categoria, se estenderá até amanhã (18). Profissionais dos vizinhos estados do Paraná e Rio Grande do Sul também vão participar das discussões e promover um intercâmbio com os assistentes sociais catarinenses. A assistente social Olindina Krieger, lotada na comarca de Barra Velha e atual presidente da Associação Catarinense de Assistentes Sociais do Poder Judiciário (ACASPJ), também integrou a mesa de honra da solenidade.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.