Voltar TJ e Corpo de Bombeiros traçam programa abrangente de prevenção de sinistros em SC

Exercício simulado ocorrerá nas Torres I e II

O Tribunal de Justiça e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina alinhavaram, nesta manhã (29/7), os primeiros detalhes de um acordo de cooperação técnica entre as instituições, com o objetivo de implantar um grande programa de prevenção contra incêndios e demais sinistros no âmbito do Poder Judiciário, em todos os seus prédios em Santa Catarina.

O plano de trabalho consistirá em uma vistoria geral nas edificações, para averiguação dos sistemas de prevenção existentes, e na capacitação e treinamento de servidores civis para atuação como brigadistas voluntários, tanto no primeiro combate ao sinistro como na garantia da rápida evacuação dos ambientes em risco. Um grande exercício de prevenção, na forma de simulação, deverá ocorrer no mês de setembro, em Florianópolis, nas Torres I e II do Tribunal de Justiça, onde trabalham cerca de 1,2 mil servidores e circulam mais de 2 mil pessoas por dia.

O primeiro contato para tratar do programa ocorreu no Gabinete da Presidência. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, acompanhado do juiz de 2º grau Altamiro de Oliveira, membro do Conselho de Segurança do TJ, e do coronel Walmir Francisco Moreira, chefe da Casa Militar do TJ, recebeu o coronel Marcos de Oliveira, comandante do corpo de bombeiros, que por sua vez também se fazia acompanhar de outros oficiais daquela corporação.

O desembargador Nelson destacou o interesse do Tribunal em trabalhar aspectos de segurança em seus prédios e, também, em preparar seus colaboradores para que saibam exatamente como agir em situações de risco. O engenheiro Herlei Cantu, diretor de Engenharia e Arquitetura do TJ, observou que os novos prédios do Judiciário só têm liberação para obras após apresentação e aprovação das normas de segurança regulamentares junto aos respectivos organismos.

As edificações em reforma parcial - são 26 em andamento neste momento - também levam em consideração aspectos de acessibilidade e prevenção de sinistros. "A segurança também é um aspecto prioritário para nós", afiançou o presidente do TJ. 

Imagens: Heloísa Guarezi/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.