Voltar TJ inaugura novas instalações para abrigar três varas do Fórum do Norte da Ilha

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, inaugurou na manhã desta terça-feira (14/3) as novas dependências do Fórum do Norte da Ilha, que abrigará a antiga estrutura - composta de três unidades - que anteriormente ocupava espaço em complexo universitário localizado no acesso ao distrito de Santo Antônio de Lisboa.

O Juizado Especial Cível e Criminal, a Vara da Família e Órfãos e o Juizado Especial da Fazenda Pública, este último até então instalado na UFSC, passam agora a ocupar o 3º andar do edifício High Tech Business Center, às margens da SC-401, no bairro Saco Grande.

A solenidade contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes; do secretário-geral do TJSC, juiz Jefferson Zanini; e dos juízes João Alexandre Dobrowolski Neto, Cyd da Silveira e Davidson Jahn Mello, titulares das respectivas unidades que lá  passarão a funcionar.

Cerca de 30 mil processos serão deslocados para a nova estrutura, sob o comando da juíza Vânia Petermann, diretora do Foro do Norte da Ilha, e da secretária Rosângela Bueno Penna. Para o atendimento, serão disponibilizados cerca de 60 funcionários entre servidores, estagiários e terceirizados.

Os colaboradores, presentes ao ato, demonstraram satisfação com as novas instalações, superiores às anteriormente ocupadas. Uníssonos, destacaram a injeção de ânimo que por certo refletirá na agilização da prestação jurisdicional.

Além das varas, o prédio contará com serviço social, psicólogos, distribuição, almoxarifado, lavanderia, copa, fraldário e três salas de audiências de instrução e julgamento, bem como quatro salas de conciliação e mediação.

"Com este espaço, buscamos aprimorar os fatores materiais que contribuem para a entrega de uma tutela judicial célere e eficaz, evitando, assim, o perecimento dos direitos ou de seu significado, principalmente em áreas tão sensíveis ao Direito", discursou o presidente do TJ. Para o desembargador Torres Marques, a nova unidade materializa o resgate de mais um dos compromissos assumidos no início desta gestão.

"É o resultado da união de esforços voltados à necessária valorização do primeiro grau de jurisdição, com vistas no objetivo precípuo de priorização da atividade-fim do Poder Judiciário catarinense", destacou. No momento de descerrar a fita inaugural, aliás, o presidente do TJ convidou a servidora Jacinta Janete Koehler, chefe de cartório do Juizado Especial Cível e Criminal, para auxiliá-lo na tarefa, em mais uma forma de prestar homenagem aos colaboradores do Judiciário.

As três unidades instaladas atendem as comunidades dos distritos de Ratones, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses do Rio Vermelho e São João do Rio Vermelho, e dos bairros Monte Verde e Saco Grande.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Cerimonial TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.