Voltar TJ inicia curso de capacitação de servidores para atuação no fluxo do plantão no SAJ5

O Tribunal de Justiça, através dos setores competentes, concluiu o desenvolvimento do fluxo do plantão judiciário no SAJ5/PG e já deu início à primeira etapa do projeto de expansão do modelo para todas as unidades de 1º grau. Neste momento, servidores lotados em comarcas que realizam audiências de custódia, priorizadas conforme a Resolução n. 1/2016 do Conselho da Magistratura, fazem curso de gerenciamento de rotinas do SAJ5 - Plantão Judiciário, no qual são capacitados para atuar no fluxo do plantão judiciário.

O modelo possibilita cadastrar e distribuir as petições iniciais de competência do plantão, encaminhá-las ao magistrado e posteriormente dar sequência aos atos necessários para o cumprimento das decisões proferidas, assim como a expedição e distribuição do mandado diretamente ao oficial de justiça. Tudo isso de modo eletrônico. A partir de sua implantação, será criada uma nova vara virtual para recebimento e encaminhamento dos processos originados durante o plantão.

Esse novo recurso proporcionará aos servidores e magistrados plantonistas o processamento remoto dos pedidos recebidos de forma eletrônica, sem necessidade de deslocamento ao Fórum, com maior celeridade ao atendimento dos casos de plantão. Exceção feita apenas às audiências de custódia, em que a presença do magistrado, procuradores e serventuários no Fórum faz-se necessária. Isso só foi possível mediante esforço conjunto promovido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, Conselho Gestor de Tecnologia da Informação, Corregedoria-Geral da Justiça e Grupo de Monitoramento e Fiscalização do TJ. 

Após Blumenau e Gaspar, cujos servidores já realizaram o curso de gerenciamento, as comarcas que terão pessoal capacitado para o fluxo de plantão são Criciúma, Forquilhinha, Içara e Urussanga, de 20 a 22 de março; Araranguá, em 23 de março; Lages, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Correia Pinto e Otacílio Costa, de 27 a 29 de março; Fraiburgo, Tangará e Videira, de 17 a 19 de abril; e Concórdia, Itá, Seara e Ipumirim, de 24 a 27 de abril. Atuarão como instrutoras das capacitações presenciais as servidoras Diana Andrea Santin Aoqui e Sirley Elisabeth Corrêa, da Divisão de Sistemas Judiciais da DTI. 

Imagens: Divulgação/Unsplash
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.