Voltar TJ lançará em abril novo sistema de prestação de contas de serventias extrajudiciais

O Tribunal de Justiça implementará a partir de abril o novo sistema informatizado de prestação de contas dos interventores e interinos que atuam nas serventias extrajudiciais no Estado. A iniciativa começou a ser desenvolvida em dezembro pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJ. O objetivo é aprimorar a fiscalização e o controle da aplicação dos recursos públicos.

Nesta quinta-feira (28) à tarde, houve apresentação da ferramenta aos integrantes da Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial e da Diretoria de Orçamento e Finanças, em Florianópolis. O sistema traz meios que permitem lançamentos individualizados e em ordem cronológica das receitas e despesas no mês, além do cruzamento de dados. Por exemplo, cadastro de contas, fornecedores, funcionários, conciliação bancária, geração de relatórios como balancete contábil, comparação das despesas entre duas ou mais serventias, receita bruta e gerenciamento sobre prestações de contas não entregues. Há também como anexar arquivos de documentos.

"Vai facilitar a prestação de contas, com melhor alimentação dos dados principalmente para eles, os interinos das serventias, e para nós, proporcionando maior controle da aplicação dos recursos públicos", ressaltou o corregedor-geral Extrajudicial, desembargador Roberto Pacheco.

O diretor de Orçamento e Finanças do TJSC, Eduardo Cardoso Silva, assinalou que desde o início da atual gestão se busca otimizar e aprimorar os procedimentos desses controles, o que implica a melhora dos índices de eficiência.

Santa Catarina possui em torno de 580 serventias extrajudiciais - 10 são administradas por interventores e cerca de 200 por interinos - grupo que será abrangido pelo novo sistema de prestação de contas.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.