Voltar TJ participa de seminário que discutiu importância do papel feminino nos Poderes

A desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora estadual da Infância e Juventude e do Núcleo de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça, e a analista jurídica Elizete Lanzoni Alves, integrante da Comissão Permanente de Processo Disciplinar do TJ, representaram o Poder Judiciário no Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos "Mulheres na política: elas podem, o país precisa", realizado na última quarta-feira (4/7) na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Pinhalzinho, no oeste do Estado.

Ambas participaram do painel "Os obstáculos da participação da mulher na política". A primeira palestra do painel foi proferida por Elizete Lanzoni Alves, que também é professora e doutora em Direito, a qual falou sobre "Accountability eleitoral e a fraude das candidaturas `laranja'". Logo após, a desembargadora Rosane Portella Wolff ministrou a palestra "A ocupação dos espaços institucionais de Poder pelas mulheres: por que isso importa?". Ela ressaltou que a crescente ocupação de espaço pelas mulheres tem explicação na coragem e capacidade que demonstram para dar conta de suas múltiplas atribuições com competência.

Com 27 anos de magistratura, a desembargadora discorreu também sobre os desafios enfrentados ao longo de sua carreira e o crescimento do percentual de juízas em Santa Catarina. "Estar na face feminina da magistratura significa exercer, diante dos dramas humanos, o equilíbrio delicado de forças, sentimentos e qualidades paradoxais. É a arte de buscar a justa medida da razão, sem perder a sensibilidade", destacou. Ela ressaltou que no último concurso para ingresso na magistratura 17 dos 27 aprovados são do sexo feminino, o que considera grande avanço na conquista de espaço no Judiciário pela mulher.

O evento contou ainda com os temas "Legislação e a Mulher na Política", "Trajetória da mulher do parlamento ao Executivo", e "A mulher no parlamento". Na mesma ocasião, a desembargadora Rosane Portella Wolff aproveitou para promover visita ao fórum local, acompanhada pela advogada Elizandra Maira Giacchini Mayer, presidente da OAB local, e pelo vereador Agostinho José Jung. Foram recebidos pelo juiz substituto Guilherme Silva Pereima, diretor do Foro, e pelas servidoras Jaquelini Bressan Viana, chefe de secretaria da comarca de Pinhalzinho, Luciane Giacchini, secretária de Assistência Social de Campo Erê, e Manoela Nassinger, chefe de cartório da comarca de Pinhalzinho.

Imagens: Divulgação/Comarca de Pinhalzinho
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.