Voltar TJ projeta extinguir autuação de processo administrativo em meio físico até dezembro

O Tribunal de Justiça trabalha atualmente com 80% dos novos processos administrativos autuados já em meio eletrônico. A meta é extinguir a autuação de processos administrativos em meio físico até 31 de dezembro deste ano e, desta forma, dar cumprimento à Resolução Conjunta GP/CGJ n. 1/2016. O projeto de expansão do sistema SPA, sob a coordenação da Assessoria de Planejamento - Asplan, busca maximizar seu uso nas unidades administrativas do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Nesta direção, integrantes do grupo de trabalho do projeto SPA e representantes de chefes de secretaria de comarcas reuniram-se nesta semana nas dependências da Academia Judicial, para mapear novas rotinas administrativas no âmbito do 1º grau, que podem vir a ser virtualizadas e tramitar no Sistema de Processos Administrativos Eletrônicos.

O juiz auxiliar da Presidência Luiz Felipe Canever, também membro do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação (CGInfo), abriu os trabalhos e destacou o total apoio da Administração em garantir a expansão do sistema SPA. Ressaltou que a gestão atual tem buscado investir prioritariamente em ações voltadas à melhoria da administração e uso de tecnologia.

Citou a necessidade de atenção ao 1º grau e projetos correlacionados em concepção, como o provimento de um sistema administrativo institucional (ERP), a viabilização de uma estrutura permanente com foco em processos de trabalho e um núcleo estatístico. Durante as discussões, que se desenrolaram das 9 às 17 horas da última terça-feira (28/6), ao levar em consideração a multidisciplinaridade e a amplitude das rotinas administrativas, o grupo de trabalho optou pela realização de uma comunidade de prática, método eficaz no compartilhamento, criação, disseminação e aplicação de conhecimento.

"Trata-se de um grupo de pessoas que compartilham um interesse, um problema que enfrentam regularmente, e que se unem para desenvolver ou aprimorar uma prática em torno desse tópico de interesse comum", explica Sérgio Weber, da Asplan. Para João Anfilóquio Machado, coordenador da Asplan, o evento atingiu seus propósitos e a troca de ideias continuará no ambiente virtual de discussão, onde as rotinas mapeadas serão refinadas e posteriormente implantadas no SPA, com a previsão de projetos pilotos em alguns contextos.

Participaram do encontro os chefes de Secretaria dos Fóruns de Araranguá, Biguaçu, Criciúma, Palhoça e Capital (Continente e Eduardo Luz). Também estavam presentes representantes da Asplan, Corregedoria-Geral da Justiça, Auditoria Interna, Direção-Geral Administrativa e Diretorias de Tecnologia da Informação, Orçamento e Finanças, Gestão de Pessoas, Engenharia e Arquitetura, Saúde, Gestão Documental e Memória, Infraestrutura e Material e Patrimônio.

Imagens: Divulgação/Asplan
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.