Voltar TJ recebe parceiros para os últimos ajustes da XIII Semana Nacional da Conciliação
A desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, coordenadora estadual do Sistema de Juizados Especiais e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, reuniu-se ontem (22/10), no Tribunal de Justiça, com representantes das entidades parceiras da XIII Semana Nacional da Conciliação, com o objetivo de acertar os últimos detalhes para a realização das atividades. O já tradicional evento de fomento à cultura da conciliação será realizado entre os dias 5 a 9 de novembro na praça Tancredo Neves, na capital catarinense. Diversas comarcas do Estado também vão aderir à iniciativa.
 
O desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, vice-presidente do Tribunal de Justiça, exaltou a participação de todos os parceiros, os quais considera de vital importância para a realização do evento e para a propagação da ideia de que existem outros caminhos antes de se judicializar uma causa.
 
Na ocasião, foi apresentada a estrutura física que será montada na praça e esclarecidas questões relacionadas aos serviços que serão prestados. Ao todo, serão 26 barracas com postos de atendimento que oferecerão serviços nas áreas da saúde e jurídica, além de recreação infantil, emissão de carteiras de identidade e informações entre outros. As sessões e audiências conciliatórias ocorrerão no Hall Superior do Tribunal de Justiça (2º grau), e as pré-processuais, com a participação do Procon, Celesc e Casan, no Salão do Júri do Fórum Rid Silva.
 
A segurança do evento ficará a cargo do 4º Batalhão de Infantaria e da Casa Militar do Tribunal de Justiça, que cuidarão do espaço 24 horas por dia. Além de atuar na segurança, a polícia militar comparecerá com apresentações de sua banda, tanto na abertura quanto no final do evento, ocasião para a qual está marcado o encontro de diversos grupos musicais institucionais.
 
Exército, Marinha e Aeronáutica também estarão presentes. Segundo o suboficial Paulo Henrique Carvalho da Costa, que na reunião representava o coronel Luís dos Santos Alves, a Aeronáutica divulgará informações sobre a história e o dia a dia da instituição. Com nova seleção marcada para janeiro, Santos afirma que, além das vagas de nível técnico e superior, haverá processo seletivo para ingresso temporário por um período de 8 anos. As informações detalhadas poderão ser obtidas pelos interessados durante todo o evento.
 
Já o Exército, além de todo o apoio à estrutura, principalmente com a cessão de tendas que serão usadas pelos parceiros, também estará com um posto de atendimento para prestar informações sobre o serviço militar. O coronel Arilson Pinheiro Paiva, que vem participando ativamente das reuniões como representante do Exército, afirmou que cerca de 90% dos problemas e dúvidas relacionados ao serviço militar poderão ser sanados na hora. Ele destaca, porém, que a atuação do Exército tem início apenas após o alistamento - é a partir daí que ele poderá tirar dúvidas referentes ao certificado de isenção ou prestação do serviço militar, tempo de serviço ou editais de ingresso e processos seletivos abertos em todo o país.
 
Enquanto os pais buscam serviços essenciais, um espaço para as crianças fará a alegria da garotada. Mas não serão apenas as recreacionistas ou brinquedos infláveis que irão distrair o público infantil. O corpo de bombeiros marca sua participação levando esse universo que habita o imaginário para mais próximo das crianças. O bombeiro Raniel Teles Pinheiro adiantou uma série de atrações destinadas basicamente a elas. Além de brincadeiras que exigem coragem, força e coordenação motora - características essenciais para quem quer seguir a profissão -, eles levarão manequins utilizados contra incêndios e equipamentos de combate que poderão ser vestidos pelos pequenos visitantes, que poderão ainda aproveitar a ocasião para tirar fotos em meio a um cenário repleto de chamas. 
Imagens: Alex Cavalcante / Assessoria de Imprensa
Conteúdo: Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.