Voltar TJ repassa verbas para Batalhão de Aviação da Polícia Militar incrementar salvamentos

O Tribunal de Justiça promoveu nesta manhã (18/5) o repasse de R$ 26 mil para o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM). As verbas, oriundas de transações penais e penas pecuniárias, serão utilizadas na aquisição de equipamentos para emprego nas ações de salvamento realizadas pela corporação. O ato formal reuniu dirigentes das duas instituições no auditório do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (DTCEA), em área anexa ao aeroporto Hercílio Luz.

O presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, e o comandante da Polícia Militar Especializada, coronel Milton Kern Pinto, firmaram termo que disciplina as obrigações das partes conveniadas. Coube ao corregedor-geral de Justiça, desembargador Henry Petry Junior, assinar o alvará judicial para a liberação e transferência dos recursos, observado pelo 3º vice-presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira.

O montante servirá para a corporação adquirir desfibrilador externo automático, aspirador cirúrgico de líquidos/secreção, bateria sobressalente de aspirador cirúrgico, oxímetros medidores de pressão e pulso, capacetes vertex para trabalho em altura e diversos outros apetrechos de uso em operações especiais de resgate. Desde que iniciou suas atividades, em 1986, o Batalhão de Aviação da Polícia Militar já realizou mais de 30 mil missões, com atuação direta no salvamento, resgate e transporte de mais de 10 mil vítimas de acidentes, traumas e doenças de diversas naturezas, além de participar de operações policiais e outras ocorrências.

O tenente-coronel Luiz Eduardo Ardigó da Silva, atual comandante do BAPM e também piloto, informa que dispõe de um efetivo de 72 policiais entre comandantes de aeronaves, de operações, tripulantes operacionais multimissão, apoio de solo e administrativos. O esquadrão, acrescenta, é integrado por cinco aeronaves: três helicópteros - dois modelos Esquilo e um modelo Coala - e dois aviões - um monomotor Embraer 711 Corisco e um bimotor Embraer 810 Seneca II.

"A parceria e o investimento hoje firmados entre o Tribunal de Justiça e a Polícia Militar vão refletir diretamente no fortalecimento e potencialização da segurança dos catarinenses. Creio que por isso as duas instituições estão de parabéns", interpretou o coronel Kern, ao traduzir a importância do ato celebrado.

Após deliberar sobre a aplicação de parcela dos recursos de transações penais em projetos de alcance social no início deste ano, esta foi a segunda ação executada pelo Tribunal de Justiça. Em 4 de maio, coincidentemente no dia de aniversário da Polícia Militar, o TJ oficializou o repasse de R$ 6,4 milhões para que a instituição coloque em prática projeto de instalação de câmaras corporais individuais em todas as guarnições que prestam serviço de campo em Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Casa Militar TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.