Voltar TJSC 131 anos: livro digital resgata a trajetória de 264 desembargadores e desembargadoras

As trajetórias daqueles que já integraram ou ainda integram o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ficarão documentadas em um amplo trabalho de pesquisa biográfica dedicado aos 264 desembargadores e desembargadoras que atuaram na Corte catarinense desde sua instalação, no dia 1º de outubro de 1891, até os dias atuais.

Trata-se do livro digital "Tribunal de Justiça de Santa Catarina: desembargadores e desembargadoras", uma obra virtual composta de oito volumes, que ficará disponível para acesso no Portal da Memória do PJSC. O lançamento da publicação será realizado na manhã desta quarta-feira (5/10), em sessão do Órgão Especial. Inicialmente, a obra contemplará o período de 1891 a 1894, mas seu formato permite a adição constante de novos conteúdos e imagens, num processo dinâmico de aprimoramento. Os demais sete volumes serão lançados em datas comemorativas relevantes até agosto do ano que vem. Cada volume compreende capítulos correspondentes aos diferentes endereços da sede do TJSC, iniciando-se nas dependências da Casa da Câmara e Cadeia e Conselho da Intendência Municipal (1891-1894), passando pelas demais sedes: Tesouraria-Geral (1894-1894); Rua Trajano (1895-1908); Palacete da Jerônimo Coelho (1908-1929); Assembleia Legislativa (1929-1929); Palácio da Praça Pereira Oliveira (1929-1968); Agência Ford (1968-1975); e a atual sede, localizada na Praça Tancredo Neves [Torre I (1975) e Torre II (2007)].

O lançamento da obra virtual é parte das comemorações dos 131 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A pesquisa foi conduzida pela equipe da Divisão de Documentação e Memória do Judiciário catarinense, organizada e supervisionada pela Comissão de Gestão de Memória, sob o comando da desembargadora Haidée Denise Grin. "Esperamos estar contribuindo para a divulgação e a valorização da história da magistratura catarinense. Esperamos ainda que, diante da complexidade deste projeto piloto virtual, de conferir e investigar novas informações e fontes de pesquisa, possamos auxiliar na formação de uma cultura que fomente a produção de outras obras de valor similar, visto que este projeto será de permanente construção de fragmentos de conhecimento a fim de reconstruir ao longo do tempo registros mais consistentes e precisos das memórias do nosso Judiciário catarinense", assinala a magistrada na introdução da obra.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.