TJSC apresenta nova campanha de vídeos institucionais à diretoria da Acaert - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Série em vídeos que mostra o trabalho da Justiça na vida das pessoas será exibida em TVs e rádios
- Comunicação
Para alcançar um público cada vez mais amplo, a nova campanha do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aposta em dramaturgia para informar a população sobre serviços pouco conhecidos, mas essenciais. Com uma linguagem simples, em forma de série, os vídeos mostram como o Judiciário pode ajudar em situações reais que afetam milhões de pessoas.
O presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, apresentou a campanha aos dirigentes da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) nesta quarta-feira, 7 de maio, durante encontro na sede da Corte.
Protagonizados por duas amigas em conversas cotidianas, os vídeos abordam temas como violência doméstica, golpes envolvendo precatórios, participação como jurado voluntário, acolhimento familiar, conciliação e destinação do imposto de renda para projetos sociais. Cada episódio dá orientações diretas sobre como acessar os serviços disponíveis no Judiciário catarinense.
No episódio sobre violência doméstica, por exemplo, a personagem Ana desabafa sobre o companheiro. A amiga reconhece os sinais de um relacionamento abusivo e sugere: “Se ele está de olho no teu telefone, vasculha o teu computador, tu deves entrar no site do Tribunal de Justiça porque lá eles têm Ouvidoria da Mulher e vão te ajudar”. A cena se encerra com a locução: “Combater a violência doméstica e familiar também é o trabalho da Justiça catarinense”.
O Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do TJSC e a agência OneWG idealizaram a campanha. Já a produção ficou a cargo da FFX Produções Audiovisuais. Francis Silvy, coordenador do NCI, destaca que a iniciativa é fruto de um esforço coletivo para repensar a forma como o Judiciário se comunica com a sociedade. “Saímos de um tom institucional para falar de forma próxima, real. A Justiça tem um papel social muito mais amplo do que as pessoas imaginam, e essa campanha mostra isso com objetividade e simplicidade”, afirma.
Pesquisa
Na ocasião, o presidente da Acaert, Fábio Bigolin, compartilhou os resultados de uma pesquisa sobre a percepção da população catarinense em relação ao Judiciário. Os números indicam avanço significativo: 91% dos entrevistados reconhecem a importância do Tribunal de Justiça, um crescimento de seis pontos em relação ao ano anterior. A pesquisa também revelou que 88% sabem que o TJSC atua em todo o Estado.
O número de pessoas que conhecem ou acessam o site do Tribunal cresceu 32% em relação à pesquisa anterior, reforçando a aproximação da população com os serviços digitais do Judiciário. “Esses dados mostram que a comunicação está funcionando e que a população entende cada vez mais o papel do Judiciário para além das decisões judiciais”, afirmou Bigolin.
Ao encerrar o evento, o presidente do TJSC reforçou que campanhas como esta têm um papel fundamental na prevenção de conflitos. “Quando a população entende os mecanismos da Justiça, ela evita o litígio, busca orientação e encontra caminhos de paz. Comunicar é também uma forma de proteger. E ninguém conhece mais os conflitos do que nós, que os enfrentamos todos os dias”, afirmou.
A campanha será veiculada durante seis meses nos meios de comunicação de todo o Estado (261 rádios e 24 TVs), por meio da parceria. Após a apresentação, os convidados participaram de um almoço oferecido no ático do Tribunal de Justiça.
Além de representantes da Acaert, estiveram presentes os desembargadores Cid José Goulart Junior (1º vice-presidente), Júlio César Machado Ferreira de Melo (2º vice-presidente), Janice Goulart Garcia Ubialli (3º vice-presidente), Luiz Antônio Zanini Fornerolli (corregedor-geral da Justiça) e Artur Jenichen Filho (corregedor-geral do Foro Extrajudicial); os juízes Marlon Negri e Rafael de Araújo Rios Schmitt; e convidados como o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Gallotti e o ex-presidente do TJSC Rodrigo Collaço. A presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Janiara Maldaner Corbetta, também esteve presente.