Voltar TJSC firma convênio para evitar abuso de jovens na internet durante aniversário da PC

Durante a cerimônia de aniversário dos 207 anos da Polícia Civil nesta segunda-feira (29/7), na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), na Capital, o Poder Judiciário de Santa Catarina firmou parceria com as Secretarias de Segurança Pública e de Educação para a implantação do projeto "Conhecer para se Proteger". 

Assinaram o convênio o presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich; e o secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni. O propósito é desenvolver ações conjuntas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet, por meio da capacitação de professores, policiais, pais e alunos.

O projeto, desenvolvido pela Ceij, coordenada pela desembargadora Rosane Portella Wolff, e pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS/TJSC), sob a coordenação do desembargador Sidney Eloy Dalabrida - também presentes no evento -, tem a intenção de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual na internet por meio de rodas de conversas nas escolas. Os profissionais serão treinados para identificar as mudanças de comportamento dos jovens em sala de aula.

O secretário estadual de Educação garante que cerca de 2 mil profissionais serão capacitados. "Por meio da educação podemos agir de maneira concreta e, assim, o Estado toma a iniciativa antes que os problemas aconteçam, o que, por via de regra, resulta em menor investimento e envolvimento. O objetivo é prevenir mais de 10 mil estudantes dos riscos da navegação na internet", destacou.

O lançamento do projeto ocorrerá em São Miguel do Oeste, no dia 7 de agosto, das 19 às 22 horas, no auditório da Unoesc. Em Florianópolis, o evento será no dia 9 de agosto, das 14 às 18 horas, no auditório do Tribunal Pleno. As inscrições terminam hoje na página da Academia Judicial (https://www.tjsc.jus.br/web/academia-judicial) na internet. 

Na mesma oportunidade, magistrados foram homenageados com o título "Amigo da Polícia Civil". Além do desembargador Rodrigo Collaço, também foram agraciados com o título os seguintes magistrados: desembargador Ernani Guetten de Almeida; desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora estadual da Infância e da Juventude (Ceij/TJSC); e juiz Elleston Lissandro Canali.

Além do presidente do Judiciário catarinense, do secretário de Educação e do delegado-geral da Polícia Civil, a solenidade contou com a presença do governador do Estado, Carlos Moisés, entre outras autoridades. "A Polícia Civil catarinense é capaz, competente, reconhecida e honesta, e é muito bom participar deste momento. Sem uma instituição como essa, a vida em sociedade nos dias de hoje não seria possível, e cumprimento a todos que participaram e participam dessa história", destacou o presidente do TJ.

"Comemoramos hoje 207 anos de existência, o que deve ser celebrado por todos que serviram ou ainda estão na defesa da sociedade catarinense. Além disso, assinamos um convênio com o TJSC e a Secretaria de Educação que tem o objetivo de preservar e proteger os nossos adolescentes e as nossas crianças. Temos a obrigação de proteger os nossos jovens e, por isso, a Polícia Civil realiza operações diárias na busca de transgressores da lei", disse o delegado-geral.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.