TJSC ganha novo marco paisagístico com a revitalização de sua parte frontal - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJSC ganha novo marco paisagístico com a revitalização de sua parte frontal

Obras devem ser concluídas até o final do primeiro trimestre de 2025

05 Setembro 2024 | 11h31min
  • Obras

A obra de revitalização da parte frontal do complexo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) vai criar um espaço não só acolhedor, mas também multiúso. O projeto paisagístico do escritório Terraço, assinado pelos arquitetos Rodrigo Gheller e Laura Rotter, prevê transformar o ambiente “em uma experiência sensorial rica que convida à vivência ao ar livre”.

O mobiliário urbano, desenhado para ser solto e adaptável, permitirá que o espaço atenda a diversas necessidades, seja para descanso individual, seja para encontros informais ou eventos de maior porte.

Árvores que apresentam riscos aos passantes ou de espécies invasivas serão substituídas por plantas nativas, como ipês, palmiteiros e jerivás. A substituição conta com plano de manejo e compensação ambiental supervisionado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

A recuperação do icônico espelho d’água ao redor da Capela Ecumênica de Santa Catarina de Alexandria será um ponto de destaque na paisagem.

A Praça Cívica será redesenhada e ganhará, segundo os arquitetos responsáveis, “caminhos intuitivos que conduzirão os usuários entre áreas ensolaradas e locais de estar sombreados, criando um equilíbrio que convida tanto ao passeio quanto ao descanso”.

Outra intenção do projeto paisagístico é suavizar o estilo arquitetônico brutalista, ou seja, o uso aparente de materiais construtivos que marca os prédios públicos do entorno da praça Tancredo Neves, como a Assembleia Legislativa, o prédio do Fórum Des. Eduardo Luz e a própria Torre I do Tribunal de Justiça.

Uma maneira de fazer isso, conforme o projeto paisagístico, é por meio de “linhas de pisos cuidadosamente alinhadas com as diretrizes arquitetônicas do edifício, criando eixos visuais que emolduram o prédio e conectam o acesso principal do TJSC ao auditório, promovendo uma circulação que é, ao mesmo tempo, envolvente e funcional”.

Segundo a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), a revitalização da parte frontal do TJSC deve ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2025. Já o novo acesso para pedestres ficará interditado até o dia 23 de outubro de 2024.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080