Voltar TJSC lança livro digital de resgate biográfico dos 264 membros da Corte catarinense

Sessão do Órgão Especial

Em comemoração dos 131 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TSJC), um livro digital foi lançado durante a sessão desta quarta-feira (5) do Órgão Especial. A obra "Tribunal de Justiça de Santa Catarina: desembargadores e desembargadoras" destaca as trajetórias daqueles que já integraram ou ainda integram o Judiciário catarinense. O trabalho de pesquisa biográfica é dedicado aos 264 desembargadores e desembargadoras que atuaram na Corte catarinense desde sua instalação, no dia 1º de outubro de 1891, até os dias atuais. Composta de oito volumes, a obra virtual ficará disponível para acesso no Portal da Memória do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). 

“À época da instalação, esta Corte era composta de cinco desembargadores nomeados pelo governador do Estado, além de um escrivão de apelações, de um secretário com funções administrativas, de um porteiro, um contínuo e um oficial de justiça. Importante contextualizar o panorama político da época, porque dom Pedro II ainda era vivo, Lauro Müller governava Santa Catarina, Deodoro da Fonseca era o presidente da República, foi promulgada a segunda Constituição brasileira - a primeira republicana, que entre outros avanços civilizatórios aboliu as penas de morte e de trabalhos forçados. Foi quando o Estado criou o seu texto constitucional e, com ele, veio este Tribunal de Justiça, que tanto nos orgulha”, lembrou o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi.

Inicialmente, a obra contemplará o período de 1891 a 1894, mas seu formato permite a adição constante de novos conteúdos e imagens, num processo dinâmico de aprimoramento. Os demais sete volumes serão lançados em datas comemorativas relevantes até agosto de 2023. Cada volume compreende capítulos correspondentes aos diferentes endereços da sede do TJSC. A primeira parte é focada nas dependências da Casa da Câmara e Cadeia e Conselho da Intendência Municipal (1891-1894). Veja os volumes abaixo.

Supervisionada pela Comissão de Gestão da Memória, sob o comando da desembargadora Haidée Denise Grin, a pesquisa foi conduzida pela equipe da Divisão de Documentação e Memória do Judiciário catarinense. “É uma honra ter sido convidada pelo desembargador Blasi para estar à frente deste trabalho de resgate de uma memória de 131 anos. Muitas memórias esquecidas serão resgatadas com o melhor conteúdo. Já conseguimos a alteração de dados considerados pelo Judiciário como certos. Trata-se de um trabalho dinâmico e de grande relevância”, destacou.

O juiz Márcio Schiefler Fontes, autor do estudo que abre a série de publicações e membro da Comissão de Gestão da Memória, congratulou os demais integrantes do colegiado - formado por representantes de diversas áreas técnicas do Tribunal de Justiça: "A iniciativa da Comissão de Gestão da Memória, liderada pela desembargadora Haidée, vem ao encontro da preservação dos bons valores da instituição e do interesse manifestado, por mais de um colega, na compilação e divulgação do patrimônio histórico-cultural alentado pelo Poder Judiciário, campo em que Santa Catarina tem dado relevante contribuição nos últimos anos", frisou.

Confira os oito volumes: 
Casa da Câmara e Cadeia e Conselho da Intendência Municipal (1891-1894)
Tesouraria-Geral (1894-1894)
Rua Trajano (1895-1908)
Palacete da Jerônimo Coelho (1908-1929)
Assembleia Legislativa (1929-1929)
Palácio da Praça Pereira Oliveira (1929-1968)
Agência Ford (1968-1975)
Praça Tancredo Neves (Torre I [1975] e Torre II [2007]).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.