TJSC lança manual inédito de armamento, tiro e defesa para magistrados e magistradas - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Manejo seguro e legislação atual estão contidos na obra
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realiza na próxima quinta-feira, dia 3 de julho, às 14h, no Ático, o lançamento oficial do Manual de Armamento, Tiro e Defesa Pessoal com Arma de Fogo para Magistrados e Magistradas. O evento é promovido pelo Conselho de Segurança Institucional (CSI) e pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do TJSC, órgãos responsáveis pela elaboração do conteúdo para publicação.
O manual é considerado o material mais completo já elaborado sobre o tema no âmbito do Judiciário catarinense. Ele reúne fundamentos teóricos e práticos sobre conduta, manejo seguro de armas, fundamentos do tiro defensivo, balística, autodefesa e legislação atualizada.
O conteúdo técnico foi desenvolvido por Carlos Eduardo Steil Silva, Emerson Fernandes e Humberto Porto Mapelli, oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) com ampla experiência em armamento e tiro, inclusive em missões internacionais. A coordenação da obra é do desembargador Sidney Eloy Dalabrida, coordenador do CSI e do NIS do TJSC e membro do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário.
O manual surge como resposta ao crescente número de ameaças e tentativas de intimidação a magistrados no país. A publicação reforça a importância da segurança institucional como pressuposto para a independência judicial, conforme previsto na Resolução CNJ n. 435/2021 e na Resolução GP n. 11/2022 do TJSC.