Voltar TJSC apresenta Programa Novos Caminhos ao TJ do Amazonas

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, e o presidente do TJ do Amazonas, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, estiveram reunidos nesta quinta-feira (20) para discutir a possibilidade de parceria em torno do Programa Novos Caminhos. O TJAM pretende replicar a bem sucedida experiência catarinense naquele Estado. Recentemente, em visita ao TJ catarinense, o corregedor nacional, ministro Luís Felipe Salomão conheceu esse e outros programas sociais do PJSC. Salomão ficou entusiasmado com o Novos Caminhos e decidiu levar o programa para todo o país, começando com um piloto em Manaus.

Realizada de forma virtual, a reunião contou a presença do desembargador Sérgio Heil, responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), do TJSC, da desembargadora Joana Meirelles, da CEIJ, do TJAM, e da juíza Carolina Ranzolin Nerbass, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Com foco nos jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado, o programa oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

“É uma ação que prepara para a vida, que dá um novo olhar para o futuro e que alcança resultados positivos e muito expressivos”, sublinhou o desembargador Heil. Ele fez questão de ressaltar que o programa nasceu da união de esforços do Tribunal de Justiça, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Fiesc. “Os três juntos modificaram a realidade de muitas crianças e adolescentes acolhidos que antes não tinham futuro, mas agora têm”.

Durante os nove anos do programa, comemorados no dia 31 de agosto, mais de 5 mil crianças e adolescentes realizaram 11.794 matrículas em cursos profissionalizantes ou de formação. Além disso, 895 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.