Voltar TJSC participa de comissão para a revitalização da praça Tancredo Neves, em Florianópolis

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) sediou nesta terça-feira (26) uma reunião para tratar da revitalização da praça Tancredo Neves, também conhecida como a praça das Bandeiras, no centro de Florianópolis. O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, recebeu o prefeito da capital, Topázio Neto, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. O encontro reuniu ainda a desembargadora Haidée Denise Grin, representantes da Alesc, do Sesc, do FloripAmanhã e dos hospitais Baía Sul e Caridade.

Há quase 10 anos, a prefeitura de Florianópolis realizou um concurso público para escolha de um projeto de revitalização da área. A arquiteta Fernanda Menezes, do escritório vencedor do certame, fez a apresentação do projeto. Inicialmente, a praça deveria ter entre 450 e 500 vagas de estacionamento subterrâneo; posteriormente, a prefeitura pediu a ampliação do projeto para 750 a mil vagas.

O estudo prevê uma praça seca (espaço amplo e vazio, sem assentos nem jardins extensos ou outros pontos que impeçam a circulação dos pedestres) e cívica, com um anfiteatro e arquibancada para eventos públicos. Também há previsão para a construção de cafés e lanchonetes.

Agora, o desafio é tornar o projeto viável economicamente. Para isso, há necessidade de atrair público fora do horário de expediente dos órgãos que estão ao redor da praça Tancredo Neves. Assim, todas as entidades presentes formaram uma comissão para estudar quais instrumentos urbanos podem ser inseridos no espaço.

A intenção é que, no prazo de 90 dias, a arquiteta Fernanda Menezes reúna sugestões das entidades representadas para apresentar uma proposta que possa transformar a praça em um local de convivência que proporcione mais qualidade de vida e com segurança. Mais do que atender aos moradores, o objetivo é que o espaço possa se tornar também mais um ponto turístico da capital catarinense.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.