TJSC prepara implantação de reconhecimento facial para acesso à sede do Tribunal - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Nova tecnologia garantirá mais segurança e agilidade
- Tecnologia
O acesso à sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), na capital, será realizado por meio de reconhecimento facial. O novo sistema está em fase de instalação e promete trazer mais segurança, agilidade e modernidade à rotina de servidores, magistrados, estagiários, terceirizados e demais colaboradores. A previsão é que a tecnologia entre em funcionamento já nos próximos dias.
A partir desta segunda-feira, 19 de maio, quatro novas catracas com portões de acrílico serão instaladas na torre 1. A torre 2 manterá o fluxo apenas para saída, como já ocorre atualmente. As entradas serão liberadas automaticamente por meio de câmeras que farão a leitura facial dos usuários.
Para garantir a liberação nas novas catracas, é necessário realizar o recadastramento presencial no balcão de recepção do prédio, onde uma foto é registrada e vinculada à matrícula funcional. O procedimento é rápido e pode ser feito das 7h às 19h – a orientação é realizar o cadastro o quanto antes para evitar filas ou atrasos em dias de audiências e sessões.
O mesmo sistema será implantado, na sequência, na Unidade Presidente Coutinho (UPC). No entanto, a data de início do funcionamento e informações complementares sobre o recadastramento serão anunciadas em momento oportuno, conforme o andamento da implantação.
Embora o acesso passe a ser feito por reconhecimento facial, o uso do crachá dentro do prédio continuará obrigatório, conforme normativas internas do TJSC. A medida acompanha o processo de modernização contínua promovido pela instituição.
“O reconhecimento facial reforça o compromisso da instituição com a segurança de todos e otimiza o fluxo de entrada, sem abrir mão da eficiência. É mais um avanço no aperfeiçoamento tecnológico do Tribunal”, afirma Ricardo França, diretor de Gestão Documental e Memória do TJSC. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) participam da execução do projeto.