Voltar TJSC registra elevado número de conciliadores voluntários durante a Semana da Conciliação

O Programa de Conciliação e Mediação de Segundo Grau, da Cojepemec, realizou 129 das 142 sessões pautadas para a 17ª Semana Nacional da Conciliação, de 7 a 11 de novembro, com o registro de 15 acordos no valor total de R$ 182.901. Este foi o primeiro relatório estatístico divulgado por um órgão para o evento, que ocorreu em todo o Brasil na última semana. Das sessões realizadas, 17 tiveram como resultado a suspensão do processo por prazo determinado, a fim de que as partes levantem informações alusivas a cada caso e voltem a dialogar em sessão já agendada para solucionarem adequadamente o conflito.

Segundo Ana Carolina Treis, nomeada coordenadora da unidade durante a Semana Nacional da Conciliação, "a suspensão do processo por prazo razoável é realizada pelos conciliadores principalmente nos casos em que o acordo não ocorreu na sessão em decorrência de pequenos detalhes, mas se reputa extremamente provável. Por isso, a redesignação da sessão traz uma nova oportunidade de acolhimento e diálogo entre os envolvidos para a busca da autocomposição".

O programa, que conta com apenas dois servidores e uma estagiária, realizou tamanha quantidade de audiências graças à participação voluntária de 15 conciliadores: André Ricardo Sada Graff, Simone Nogara, Claudete Goedert, Jean Beneti, Felipe Mulassani Retamal, Carolina Furtado, Gislaine Ramos Lima, Décio Otero, Naiara Balem Goetten, Rosemary Harger da Silva Petry, Aline Marques Pinheiro, Andreza Jus, Cristine Vaz Teixeira, Aline de Souza Leal e Karine Farias.

Além desses conciliadores, o Poder Judiciário contou com diversos outros nomes espalhados pelas comarcas participantes. Em que pese a 17ª Semana Nacional da Conciliação tenha finalizado, é importante salientar que a conciliação pode ocorrer a todo momento, antes do ajuizamento dos conflitos ou em qualquer fase processual.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.