Voltar TJSC reúne tribunais do país que usam eproc para discutir os avanços e o futuro do sistema

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, abriu na manhã desta quarta-feira (9/11), na sede do TJSC, o Encontro Interinstitucional do Eproc. O evento, que reúne nove tribunais do país que utilizam o sistema judicial eletrônico desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ainda no início dos anos 2000, vai seguir até a próxima sexta-feira (11/11) com discussões sobre o atual estágio do sistema e os avanços possíveis e necessários para a manutenção e incremento de suas funcionalidades. “O momento é ideal para trocar experiências e afinar expectativas no desenvolvimento de um sistema que, desde que adotado em nossa instituição, representou um salto quantitativo e qualitativo para a Justiça catarinense”, afirmou Blasi.

O presidente do TRF-4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, discorreu sobre a trajetória que o sistema percorreu desde o início de sua utilização, ainda em 2002, em uma seção judiciária de Londrina, no interior do Paraná, até os dias atuais, agora responsável pelos sistemas judiciais eletrônicos do Superior Tribunal Militar (STM), Turma Nacional de Uniformização (TNU-CJF), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJM-MG) e Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS), além do próprio TRF-4 e de todas as seções judiciárias dos três estados do sul do país. A comunidade do eproc, sublinhou, cresceu bastante e precisa estar preparada para os próximos desafios.


 

Valle Pereira citou a existência e a utilização de outros sistemas em tribunais e órgãos do sistema judiciário no país e a necessidade de garantir a interoperabilidade entre todos para benefício da sociedade brasileira. “Precisamos garantir a conectividade e buscar incrementar a aproximação com o PDPJ-Br”, afirmou. A Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que tem como objetivo integrar todos os sistemas eletrônicos do Judiciário brasileiro em um ambiente unificado de tramitação de processos. O presidente do TRF-4 acredita ser fundamental avançar constantemente, agregar outras ferramentas de automação ao sistema e valer-se cada vez mais da inteligência artificial. “E o trabalho deve ser colaborativo, a partir da troca de ideias entre magistrados e técnicos, como faremos neste encontro até a próxima sexta-feira”, concluiu.


 

A mesa de abertura dos trabalhos esteve composta pelo desembargador João Henrique Blasi (TJSC), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira (TRF-4), procurador Sérgio Laguna (PGE-SC), juiz Alexandre Quintas (STM), juiz Evaldo Fernandes Filho (CJF), juiz Ronaldo Krieger (TRF-2), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE-SC), desembargador Alberto Delgado Neto (TJRS), desembargadora Jaqueline Adorno (TJTO), desembargador Osmar Marcelino (TJM-MG), promotor Luciano Naschenweng (MPSC) e advogado Jorge Luiz dos Santos Mazera (OAB-SC). Após o ato inaugural, os trabalhos tiveram sequência com palestras do juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, coordenador do sistema eproc, e Marlon Barbosa Silvestre, diretor da Secretaria de Sistemas Judiciários, ambos do TRF-4, que explanaram sobre o estágio atual do eproc e o que se pode esperar do futuro do sistema. O encontro se estende até a próxima sexta-feira no auditório do Pleno do TJSC, restrito aos tribunais participantes.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.