Voltar TJSC terá eletroposto e veículo elétrico para seu uso a partir desta segunda-feira

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) passa a contar com eletroposto com duas vagas para a recarga de veículos elétricos. Isso acontece porque o Judiciário catarinense assina nesta segunda-feira (15), às 14h, um convênio com o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) para participar do projeto de inserção de veículos elétricos em frotas públicas, mediante conversão de veículos a combustão para tração elétrica. No mês de julho, a frota do Judiciário em todo o Estado rodou 81.977 quilômetros.

Além de não gerar gases poluentes para o meio ambiente, o veículo elétrico representa uma economia para o usuário de 80% em relação à gasolina, segundo o professor Adriano Bresolin, do IFSC. A unidade de recarga, instalada no setor de carga e descarga do TJSC, estará disponível somente para os magistrados e servidores neste primeiro momento. O projeto também conta com o apoio da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).

Durante 120 dias, os servidores cadastrados poderão utilizar o carro, de propriedade do IFSC, para deslocamentos profissionais na Grande Florianópolis. O automóvel tem autonomia de 300 quilômetros ou quatro horas. “O termo de comodato que será assinado prevê o uso do veículo ZOE e a disponibilização pelo TJSC de eletroposto com duas vagas em área coberta. A unidade terá a capacidade de completar a carga da bateria do veículo emprestado em duas horas. O objetivo do projeto é fornecer tecnologia sustentável ao Judiciário e avaliar dados de utilização do veículo na administração”, anotou a diretora de Infraestrutura, Rafaela Carla Vitorino.

Para ter acesso ao carro elétrico, será necessário um agendamento por meio de aplicativo. Inicialmente, 13 servidores (sete da Divisão de Transportes e seis da Diretoria de Engenharia e Arquitetura - DEA) foram capacitados para uso do automóvel e do aplicativo "Renault Mobility by Mobilize". Eles serão os multiplicadores para os demais colegas.

O chefe da Divisão de Transportes do TJSC, Adenilson Schlemper, destacou a nova tecnologia no serviço público. “Considerando um projeto piloto para os órgãos públicos, a iniciativa é muito importante para incentivar a utilização desse tipo de tecnologia que não emite gases poluentes, além de ser silenciosa. A autonomia do veículo que iremos testar é de aproximadamente 300 km, contudo a oferta de eletropostos ainda deixa a desejar, bem como o tempo de recarga, que pode variar de 20 minutos a algumas horas, dependendo da potência do eletroposto”, pontuou.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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