TJSC vai a dois tribunais do Nordeste para conhecer boas práticas de combate ao crime organizado - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJSC vai a dois tribunais do Nordeste para conhecer boas práticas de combate ao crime organizado

Comitiva liderada pelo corregedor-geral da Justiça esteve nos TJs do Ceará e Rio Grande do Norte

22 Outubro 2024 | 14h23min
  • Corregedoria-Geral da Justiça

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), liderada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, esteve nos últimos dias 8 e 10 de outubro nos tribunais de Justiça do Ceará (TJCE) e Rio Grande do Norte (TJRN). A visita teve como objetivo conhecer as principais práticas dos juízos especializados dedicados ao combate ao crime organizado naqueles estados. A ideia é incrementar as ações já desenvolvidas pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) nessa área de atuação.

A imagem mostra uma reunião de cinco homens em um escritório ricamente decorado com painéis de madeira e mobiliário clássico. Eles estão sentados em cadeiras e sofás confortáveis ao redor de uma mesa de centro baixa sobre a qual estão dispostos copos e uma jarra de vidro, sugerindo um ambiente de discussão formal. Atrás deles, quadros elegantes decoram as paredes, contribuindo para a atmosfera refinada do espaço. A vestimenta dos homens é formal, adequada a um contexto empresarial ou governamental sério. A configuração e o mobiliário sugerem que a reunião pode ser em um escritório de advocacia, um ambiente corporativo ou uma sala de reuniões governamental.
 

No Ceará, a delegação catarinense foi recepcionada pela corregedora-geral da justiça, desembargadora Maria Edna Martins, e por seus juízes auxiliares. Eles apresentaram conceitos e procedimentos considerados de vanguarda relacionados ao tratamento cartorário e judicial do serviço de combate ao crime organizado por intermédio da Vara de Delitos de Organizações Criminosas (VDOC), instalada em Fortaleza. A unidade é reconhecida como modelo de atuação.

Durante a visita ao Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, foram apresentados o funcionamento da Vara Especializada, assim como as boas práticas da Secretaria Judiciária (SEJUD). O objetivo foi o de verificar, diretamente, a estrutura física, a dinâmica judiciária, a rotina dos servidores e a utilização de robôs.

Na sequência, no Rio Grande do Norte, o corregedor-geral da Justiça catarinense foi recepcionado pelo presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, e pelo corregedor-geral da Justiça potiguar, desembargador Amaury Moura Sobrinho. Na ocasião, foi apresentada em detalhes a Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCrim), também referência nacional nesse tema.

A imagem captura um homem mais velho, com cabelos grisalhos e barba, sendo entrevistado por repórteres. Ele está usando um terno cinza com uma camisa rosa e gravata, indicando uma ocasião formal. O homem fala em microfones que estão sendo segurados por pessoas fora do quadro, com pelo menos um deles identificado por um logo "TJRN", sugerindo que pode ser uma cobertura de notícias judiciais ou governamentais. No fundo, há uma obra de arte colorida que retrata várias figuras, adicionando um elemento cultural ao ambiente. A cena transmite um momento de interação com a mídia, possivelmente em um contexto legal ou governamental.
 

Após a recepção, a comitiva conheceu in loco o funcionamento da Unidade, colheu dados estatísticos, visitou a estrutura física e, sobretudo, dialogou com magistrados e o corpo técnico, a fim de captar a dinâmica e suas ações. “Efetivamente, saímos daqui com muita bagagem em relação a um novo conceito para o tratamento cartorário e judicial do serviço de combate ao crime organizado. Vamos levar um aprendizado magnífico e utilizá-lo em Santa Catarina”, avaliou o desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, durante a visita ao TJCE.

A delegação, além do corregedor-geral da justiça, foi composta pelos juízes-corregedores Laudenir Fernando Petroncini, Rafael Steffen da Luz Fontes, Humberto Goulart da Silveira e Raphael Mendes Barbosa, além de servidores da presidência e da CGJ catarinense.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080