Voltar Trabalho em equipe zera fila de processos no 1º Juizado Especial Cível da Capital

Servidores e magistrado do 1º Juizado Especial Cível da comarca da Capital conseguiram uma marca histórica, em janeiro de 2020, quando zeraram a fila de processos conclusos em gabinete e pendentes de conclusão. Quem comandou o trabalho em equipe foi o juiz Antonio Augusto Baggio e Ubaldo, que por quase 10 anos esteve à frente dessa unidade. O magistrado, que será removido para a 3ª Turma de Recursos, deixa o juizado sem acervo. Somente em 2019 foram 4.334 sentenças, com média superior a 11 por dia.

O juiz Augusto Ubaldo assumiu o Juizado Especial Cível da Capital, em meados de 2010, com um acervo aproximado de 11 mil ações. Posteriormente, o Tribunal de Justiça criou o 2º Juizado Especial Cível e, em determinado momento, cada unidade chegou a ter uma fila com cerca de 60 mil processos.  Para o magistrado, o trabalho em equipe é o segredo da produtividade.

"Durante uma titularidade longa, com quase 10 anos, é claro que a gente tem dificuldades maiores e menores, mas trabalhamos para identificar os principais problemas. Assim, vamos ajustando a máquina. Além disso, o desempenho não depende unicamente do juiz, a equipe do 1º Juizado Cível é fantástica, tanto de cartório quanto de gabinete. Sem o comprometimento dos servidores, assessores e estagiários fica impossível dar a volta em uma realidade com o grande número de processos, porque a entrada é crescente", destacou o juiz de Direito.

Basicamente, as ações julgadas no Juizado Especial Cível são de direito do consumidor. Reclamações contra operadoras de telefonia, TV a cabo, planos de saúde, bancos, entre outros, por exemplo. Nos últimos meses, com a redução do acervo, os processos foram julgados em tempo recorde. "Quando não havia a necessidade de marcação de audiência e de instrução, a sentença sai entre 45 e 60 dias", afirmou Ubaldo. Prestes a completar 22 anos de magistratura no próximo dia 17 de fevereiro, o juiz vai integrar a 3ª Turma de Recursos a partir do dia 27 de janeiro.   

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.