Voltar Trabalho não presencial: comitê anuncia questionário sobre regimes de trabalho nas unidades do PJSC

O Comitê Gestor do Trabalho Não Presencial realizou na última segunda-feira (21/3) a sua 10ª reunião. Desta vez, o encontro contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, juntamente com a nova composição do comitê. Na ocasião, o presidente do TJSC registrou ser importante e estratégica a temática do trabalho não presencial, e enfatizou que deve ser dado o melhor encaminhamento possível sobre o assunto, de forma democrática, sobretudo diante dos vários segmentos interessados, destacando a necessidade da coleta de subsídios no intuito de se buscar a decisão mais adequada possível.

Blasi ressaltou que o trabalho não presencial “veio para ficar” e mostrou-se positivo ao longo da pandemia, diante das vantagens dessa nova forma de trabalhar, sobretudo pelo aumento da qualidade de vida dos colaboradores e pelo desempenho alcançado. Salientou, no entanto, que se deve "alcançar a justa medida", a fim de garantir o atendimento presencial onde ele se revela indispensável.

Para tanto, o Comitê Gestor do Trabalho Não Presencial, em deliberação, anunciou a elaboração de questionário conciso, que será aplicado aos gestores do Estado acerca dos regimes de trabalho nas unidades.

Ainda, foi apresentado aos participantes o "Panorama do Trabalho Não Presencial no PJSC: histórico e dados estatísticos". O PJSC, no momento, tem 1130 colaboradores em trabalho não presencial: 398 no regime de teletrabalho e 732 no regime de home office da Resolução GP n. 31/2020. O número, ainda tímido, revela-se em razão da vigência da Resolução Conjunta n. 5/2020, que instituiu o home office excepcional, em que pese a Pesquisa de Satisfação de 2021 indicar que 79,57% dos respondentes têm preferência por alguma das modalidades de trabalho não presencial em um cenário de “normalidade” (pós-pandemia).

Integram atualmente o comitê a juíza auxiliar da Presidência Iolanda Volkmann, na condição de presidente;   o juiz-corregedor Rafael Steffen da Luz Fontes;  o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali;  o diretor de Gestão de Pessoas, Lucas Veit Braun; a diretora de Saúde, Graciela de Oliveira Richter Schmidt; o diretor de Tecnologia da Informação, Daniel Moro de Andrade;  a servidora Fernanda Joaquim da Silva Lipinski, coordenadora da Equipe do Trabalho Não Presencial; e o servidor Guilherme Peres Fiuza Lima, representante do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.