Voltar TRE-SC promoverá eleição para renovação do seu Conselho de Gestão Estratégica

Juízes eleitorais: aptos a votar e candidatar-se

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizará eleições para renovação de seu Conselho de Gestão Estratégica e de Integração (CGEI), unidade colegiada que visa ampliar a transparência e a eficiência da administração, na medida em que proporciona a efetiva participação de magistrados e servidores na definição de diretrizes e ações institucionais daquela Corte Eleitoral. No dia 13 de maio acontecerá a eleição do magistrado e do servidor da sede do TRE-SC que irão compor o CGEI e dos servidores das zonas eleitorais que irão compor a Comissão Permanente de Comunicação e Integração (CPCI).

Todos os juízes de primeiro grau que exercem funções eleitorais no Tribunal poderão candidatar-se para fazer parte do CGEI, ainda que não estejam no efetivo exercício no período de habilitação. A votação será feita por meio de voto direto, secreto e facultativo. Estarão aptos a exercer o sufrágio os juízes eleitorais de primeiro grau, titulares ou substitutos, que estiverem em exercício no dia do pleito. Além das eleições, todos os magistrados, tanto de primeiro quanto de segundo grau, poderão inscrever-se para serem escolhidos pelo TRE-SC a fazer parte do CGEI.

As regras e o calendário para a eleição dos magistrados estão disponíveis respectivamente na Portaria P n. 62/2015 e na Portaria P n. 63/2015. Para a eleição do servidor da sede que fará parte da CGEI, poderão candidatar-se todos os servidores lotados na sede do Tribunal, ainda que não estejam no exercício das atividades no período de registro ou no dia do pleito. O representante será escolhido pelos servidores que também trabalham na sede, por meio de voto direto, secreto e facultativo. As regras e o calendário para a eleição do servidor que irá compor a CGEI estão disponíveis respectivamente na Portaria P n. 64/2015 e na Portaria P n. 65/2015.

Por fim, cinco servidores representantes das zonas eleitorais serão eleitos para compor a CPCI, correspondendo às cinco regiões geográficas. Qualquer servidor que trabalha nos cartórios eleitorais do Estado poderá candidatar-se. Os cinco mais votados pelos servidores das zonas eleitorais serão eleitos, e o mais votado também irá compor o CGEI. As regras e o calendário para a eleição dos servidores que irão compor a CPCI estão disponíveis respectivamente na Portaria P n. 66/2015 e na Portaria P n. 67/2015.

Imagens: Divulgação / TRE-SC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.