Voltar Tribunal de Justiça apresenta plano de comunicação para jornalistas catarinenses
Jornalistas de diferentes veículos da imprensa catarinense foram recebidos nesta terça-feira (30) no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, para a apresentação do novo plano de comunicação do Poder Judiciário. O presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, e o coordenador-geral do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), desembargador Ronei Danielli, realizaram um breve enunciado sobre o objetivo de aproximar o Judiciário catarinense da sociedade por meio das mídias sociais e com a disponibilização de material jornalístico de prestação de serviço. Agora, o Tribunal conta com uma Agência de Notícias com profissionais para atender todo o Estado por meio de seis assessorias de imprensa regionais: Florianópolis (Grande Florianópolis), Chapecó (Oeste), Lages (Serra), Blumenau (Vale do Itajaí), Joinville (Norte) e Criciúma (Sul).
 
Desde segunda-feira (29), o Tribunal de Justiça está nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. "Mais de 130 milhões de brasileiros acessam as mídias sociais e o tempo que as pessoas passam nas redes é muito expressivo. A partir de hoje nós estamos entrando nesta área e vamos apresentar informações e receber demandas, mas vamos seguir o caminho da transparência e do conhecimento da atividade exercida pelo Judiciário. O objetivo central é formar uma equipe de comunicação para informar melhor o cidadão catarinense sobre o trabalho realizado pelo Poder Judiciário catarinense", afirma o presidente do TJ.
 
O evento contou com a presença de profissionais de jornais impressos, emissoras de televisão, portais da internet e empresas de radiodifusão. Paulo Alceu, apresentador do Grupo RIC Record; Moacir Pereira, colunista do Grupo NSC; Claiton Selistre, editor do Portal Makingof; João Cavallazzi, editor do portal Jus Catarina; Renato Igor, comentarista do Grupo NSC; e Guido Schvartzman, diretor da Acaert (Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão), foram alguns dos jornalistas presentes.
 
Para o presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, que também participou do encontro, a aproximação entre o Poder Judiciário e a imprensa começou com os seminários realizados pela entidade em parceria com o TJ e com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). "É um dia histórico, não só para o jornalismo catarinense e para o Judiciário, mas acima de tudo para a sociedade. Acredito que o cidadão catarinense será beneficiado com o novo plano de comunicação do Tribunal. Os meus cumprimentos ao desembargador Rodrigo Collaço, assim como ao desembargador Ricardo Roesler e tantos outros, por essa iniciativa de buscar uma maior aproximação da Justiça com a sociedade. Recordo os simpósios que realizávamos com o apoio do TJ e da AMC para que o Judiciário se comunicasse melhor com o cidadão catarinense. Hoje estamos vendo a concretização de uma série de demandas apresentadas nestes encontros", lembra Ademir Arnon.
 
O colunista Moacir Pereira, do Diário Catarinense (Grupo NSC), ressalta que as decisões dos magistrados devem ser divulgadas sobretudo para a disseminação do conhecimento sobre a Justiça e os direitos do cidadão. "Como jornalista e como cidadão, participo deste lançamento com muito entusiasmo, porque na presença da ACI realizamos vários seminários entre o Judiciário e a imprensa com o objetivo de convergência - para preparar os jornalistas na divulgação dos atos judiciários e para que os magistrados tivessem mais conhecimento da importância da publicidade das suas decisões", conta Moacir Pereira.
 
Já o colunista Altair Magagnin, do jornal Notícias do Dia (Grupo RIC), destaca a importância das mídias sociais: "Quando o Judiciário se aproxima da imprensa por meio das redes sociais, ferramenta poderosíssima de comunicação, ele fica mais próximo da sociedade e isso é fundamental."
Imagens: Douglas Schreiber/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.