Voltar Tribunal de Justiça articula com a OAB fortalecimento do programa Novos Caminhos
A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina se reuniu nesta sexta-feira (8/3), em Florianópolis, com a presidência da OAB/SC para traçar ações de fortalecimento do programa Novos Caminhos. A mobilização incentiva atividades socioeducativas e a preparação para inclusão ao mercado de trabalho de adolescentes a partir de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento.
 
A coordenadora da Ceij, desembargadora Rosane Portella Wolff, esteve com o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, na sede da entidade. Para ela, a presença da OAB será fundamental para ampliar a iniciativa, que tem alcance em todo o Estado. "A OAB/SC já é nossa parceira. Estamos pleiteando a concretização de medidas de que já vínhamos tratando, como a capilarização do programa para que os advogados sejam nosso braço", ressalta a desembargadora.
 
Também participaram do encontro a coordenadora de eventos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Andréa da Silva; o 2º vice-presidente da AMC, desembargador aposentado Alcides Aguiar; e a diretora jurídica da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Antônia Amboni.
 
O presidente da OAB/SC designou o advogado Leandro Canavarros para representar a entidade no projeto, antecipando que pretende criar uma rede de participação em todo o Estado por meio das 49 subseções da Ordem. "Vamos dar capilaridade e publicidade neste tema para sensibilizar os empreendedores a oportunizarem a vaga de primeiro emprego aos jovens atendidos pelo programa", afirmou Canavarros.
 
Lançado em 2013, o programa Novos Caminhos oferece cursos e projetos em torno da educação profissional e atividades complementares de qualificação para o mercado de trabalho. Desde a sua criação, alcançou mais de 1,1 mil jovens. Em 2018, foram atendidos 303 adolescentes. A parceria envolve o TJ, AMC, Ministério Público de Santa Catarina, OAB/SC, Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação Esag, Fiesc e Fecomércio.
 
Alguns números do Novos Caminhos em 2018:
 
Regiões alcançadas - 16
Abrangência em Santa Catarina - 100%
Adolescentes atendidos - 303
Formaturas - 12
Entidades participantes do programa - 8
Empresas envolvidas - 54
 
Fonte: Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do TJSC.
Imagens: Divulgação/OABSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.