Voltar Tribunal de Justiça de Santa Catarina empossa Roberto Lepper no cargo de desembargador

Posse desembargador Roberto Lepper

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou na tarde desta terça-feira (11/10) Roberto Lepper no cargo de desembargador. Ele assume o cargo em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Sônia Maria Schmitz. A sessão solene de posse foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki do TJSC, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O novo membro da Corte foi recepcionado pelos desembargadores Luiz Cézar Medeiros e Marcos Fey Probst antes de prestar o compromisso para o cargo e assinar o termo de posse. 

Em seu primeiro discurso como desembargador, Lepper observou que um juiz deve estar aberto a assimilar quaisquer concepções, ainda que lhe pareçam absurdas ou pouco críveis sob um primeiro olhar. Lembrou o expressivo volume de processos que batem à porta do Judiciário e, embora representem um desafio à atividade jurisdicional, demonstram como a população faz valer seu direito constitucional ao exercício da cidadania.

Posse desembargador Roberto Lepper

O TJSC, apontou Lepper, é uma instituição vanguardista e reconhecida com o Selo Ouro pelo Conselho Nacional de Justiça. A conjugação de esforços de todos os seus integrantes, reconheceu, alçou o Poder Judiciário do Estado a patamares de qualificação e produtividade dignos de orgulho. "Deixo aqui empenhado o compromisso de que minha atuação neste Tribunal, em meio a de tantos próceres, será pautada pelo trabalho, com escora no arcabouço legal e com vistas no fortalecimento institucional, como, aliás, sempre fiz, sendo que a exaustão na empreitada nesse microcosmo será, como foi em muitos momentos da minha vida profissional, o prelúdio de que ainda há muito mais a ser feito", manifestou.

Saudação em nome da Corte

A saudação em nome do Tribunal partiu do desembargador Hélio do Valle Pereira. Ele recordou a trajetória e a contribuição à Justiça dedicada pela desembargadora Sônia Maria Schmitz, agora aposentada. E enalteceu as quase três décadas servidas à magistratura pelo amigo e mais novo companheiro de Corte. Entre outras qualidades, citou a notável habilidade de Lepper com a arte da escrita e das palavras. "Temos muito orgulho de tê-lo conosco, desembargador Roberto Lepper. O desembargador Vanderlei Romer hoje tem um sucessor neste Tribunal de Justiça", anunciou.

'Acendrada dedicação à causa da Justiça'

Posse desembargador Roberto Lepper

O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, também recordou os 35 anos de dedicação à toga da desembargadora Sônia Maria Schmitz ao manifestar seus cumprimentos ao novo desembargador. "Reúne-se o Tribunal Pleno para empossar como desembargador o juiz de direito Roberto Lepper, cuja acendrada dedicação à causa da Justiça e invariável tradição de operosidade são traços deveras conhecidos, de há muito, pela comunidade forense. Seja muito bem-vindo, desembargador Roberto Lepper."

Também estiveram presentes na solenidade os desembargadores Altamiro de Oliveira (1º vice-presidente do TJSC), Denise Volpato (corregedora-geral da Justiça), Getúlio Corrêa (2º vice-presidente), Gerson Cherem II (3º vice-presidente), Rubens Schulz (corregedor-geral do Foro Extrajudicial) e demais integrantes da Corte, além de representantes do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública, da OAB/SC, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e dos poderes Executivo e Legislativo entre outras instituições.

Currículo

Posse desembargador Roberto Lepper

Natural de Joinville, Lepper iniciou carreira na magistratura como juiz substituto em 1993 e atuou nas comarcas de São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Campos Novos, Timbó, Blumenau e Joinville. Também foi designado para atuar em processos das comarcas da Capital, Canoinhas, Anchieta, Fraiburgo e Ibirama. Foi designado, ainda, para exercer funções de juiz de direito implantador e coordenador da Casa da Cidadania nos municípios de Rio dos Cedros, Timbó, Benedito Novo e Doutor Pedrinho.

Imagens: Daniella Dalla
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.