Voltar Tribunal de Justiça de Santa Catarina recebe visita do governador eleito Jorginho Mello

O Poder Judiciário de Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira (17/11) a visita do governador eleito Jorginho Mello. Ele foi recepcionado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, acompanhado por dezenas de outros desembargadores que integram a Corte Estadual. Neste primeiro contato oficial, registrado no Auditório Desembargadora Thereza Tang, o futuro chefe do Executivo estadual adiantou que seu objetivo de gestão é estabelecer uma relação harmônica e independente entre os poderes, porém com espaço para colaboração e parceria mútuas. “Queremos que vocês nos ajudem a construir uma Santa Catarina melhor”, pediu Jorginho.


 

O presidente do TJ, por sua vez, traçou um quadro do momento vivido pelo Judiciário de Santa Catarina, Estado com 7,2 milhões de habitantes e 3,6 milhões de processos. Para cada dois habitantes, contabilizou, existe um processo em tramitação na Justiça. Mesmo com esses números, o magistrado apresentou estatísticas que apontam o TJSC como o mais produtivo do país entre os tribunais de seu porte – e o segundo em comparação com cortes de maior envergadura, atrás somente do TJRJ. Os dados, creditou, são do Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Blasi também passou em revista os principais programas de alcance social desenvolvidos pelo TJ, com destaque para o Lar Legal, o Novos Caminhos e o programa de combate à violência doméstica contra a mulher.


 

Outros dados que chamaram a atenção do governador eleito abordaram repasses efetuados pelo Judiciário para outros órgãos, em benefício da sociedade catarinense. Blasi revelou que o TJ enviou, só nos últimos quatro anos, cerca de R$ 200 milhões ao Fundo Penitenciário – recursos que são aplicados na construção e reformas do sistema penitenciário, administrado pelo Executivo estadual. Mais R$ 130 milhões, no mesmo período, foram transferidos para o recém-criado programa de Assistência Judiciária Gratuita (AJG), integrado por 10 mil advogados em todo o Estado, profissionais responsáveis por atender aqueles cidadãos que não têm como se defender nas ações judiciais. Isso porque, explica o magistrado, a Defensoria Pública Estadual ainda não possui a capilaridade desejada para atender o território catarinense em sua totalidade. Cumprimentos entre as autoridades e desejo de sucesso recíproco marcaram o encerramento do encontro, já próximo ao meio-dia.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.