Voltar Tribunal de Justiça discute, em seminário, planejamento estratégico sustentável

STJ realizou evento em Brasília

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi representado no II Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável, realizado no Superior Tribunal de Justiça - STJ nos dias 28 e 29 de maio, pela integrante da Secretaria de Gestão Ambiental, servidora Elizete Lanzoni Alves.

O evento teve como objetivo consolidar os valores socioambientais dentro das instituições, com foco no estabelecimento de unidades socioambientais e na implantação do Plano de Logística Sustentável - PLS, instituído pela Resolução n. 201, de 3 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Os expositores abordaram o cenário atual da questão ambiental na administração pública e discutiram como o planejamento estratégico se desenvolve nas instituições para efetivar essa política, que vai além das discussões sobre desmatamento ou poluição as águas.

"É uma questão de saúde pública, que envolve políticas de resíduos sólidos, coleta seletiva, logística reversa, destinação adequada, licenças ambientais e consumo consciente", explica Elizete. O Poder Judiciário de Santa Catarina, lembra a servidora, tem um dos programas de gestão socioambiental mais avançados do país, reconhecido inclusive por premiação do Ministério do Meio Ambiente em 2014 (Prêmio A3P). "O que se busca constantemente é o aprimoramento das práticas já realizadas e a implantação de outras para o cumprimento das metas da Secretaria de Gestão Ambiental e agora também daquelas constantes na Resolução 201 do CNJ", discorre.

O PLS, conforme a própria resolução do CNJ estabelece, é o processo de coordenação de fluxo de materiais, serviços e informações, do fornecimento ao desfazimento, que considera o que é ambientalmente correto, socialmente justo e equilibrado do ponto de vista do desenvolvimento econômico. 

Imagens: Divulgação/STJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.