Voltar Tribunal de Justiça e fóruns terão scanner para inspeção de bolsas, mochilas e malas
Com o objetivo de oferecer mais segurança para advogados, servidores, magistrados e demais usuários, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) adquiriu 20 scanners raio X para a inspeção de bolsas, mochilas e bagagens, além de 19 pórticos detectores de metais para as unidades do Poder Judiciário. O Fórum Desembargador Rid Silva, em Florianópolis, foi o primeiro a receber o novo equipamento, que a partir desta terça-feira (16/4) entra em atividade. De acordo com a juíza auxiliar da Presidência Carolina Ranzolin Nerbass, as 17 comarcas de entrância especial receberão scanners e detectores de metais ainda neste semestre. Além disso, o Tribunal trabalha para colocar catracas a fim de controlar o fluxo de pessoas.
 
Segundo o major Joanir Ricardo Pereira dos Santos, chefe operacional da Divisão de Contrainteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), menos de 20% das 111 comarcas possuem sistemas de segurança, como detectores de metais. "A aquisição dos equipamentos atende a Resolução 176, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a instalação de sistemas eletrônicos e de detectores de metais, entre outras providências. Assim, as inspeções de pequenos volumes serão realizadas com mais eficiência e precisão. Além das armas de fogo e facas, também são proibidos tesouras e objetos perfurocortantes ou outros que possam oferecer perigo aos usuários das unidades do Judiciário", explicou o major.
 
Para a instalação dos scanners e dos detectores de metais, o NIS trabalhou em conjunto com o setor de engenharia. Isso porque algumas edificações passaram ou passarão por adequações para receber os equipamentos. Diante disso, os fóruns Rid Silva e Eduardo Luz, ambos na Capital, além do fórum de Blumenau, serão os primeiros. A sede do TJSC também vai receber dois scanners. Somente no fórum Rid Silva, por exemplo, são quase 1.000 pessoas transitando por dia.
 
Em 2017, o fórum Rid Silva teve um scanner durante alguns meses em comodato. "O Tribunal está trabalhando para oferecer mais segurança à sociedade catarinense em suas unidades. Além dos scanners e dos detectores de metais, vamos controlar o fluxo de pessoas com catracas. Atualmente, somente as unidades construídas nos últimos anos têm mais esse dispositivo de segurança, que será ampliado, num primeiro momento, também às comarcas de entrância especial", explicou a juíza auxiliar.
 
A previsão é de que, no prazo de 60 dias, os scanners e os detectores de metais já estarão em funcionamento em todas as regiões do Estado.
 
As primeiras unidades contempladas:
 
TJSC - torres 1 e 2, sede;
Fórum Rid Silva;
Fórum Eduardo Luz;
Balneário Camboriú;
Blumenau;
Blumenau - Fórum Universitário;
Brusque;
Fórum Distrital do Continente;
Fórum Distrital do Norte da Ilha;
Fórum Distrital do Norte da Ilha - Santo Antônio de Lisboa;
Chapecó - sede;
Criciúma - sede;
Itajaí - Fórum sede;
Jaraguá do Sul;
Joinville - sede;
Lages - sede;
Palhoça;
Rio do Sul;
São José.
 
Fonte: NIS
Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.