Voltar Tribunal de Justiça, em sessão do Pleno, dá posse a 26 novos juízes substitutos

O Tribunal de Justiça, em sessão solene do Tribunal Pleno, deu posse neste final de tarde (13/7) aos 26 juízes recentemente aprovados em concurso público de provas e títulos. O grupo, com idade média de 30 anos e majoritariamente catarinense, tem predominância feminina. São 16 mulheres e 10 homens. Deste total, 14 nasceram em Santa Catarina - sete são naturais de Florianópolis. Os vizinhos estados do Paraná e Rio Grande do Sul possuem respectivamente cinco e dois nomes na lista.

Sob o comando do presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, a sessão começou pouco depois das 18 horas, com um público que lotou o auditório do Tribunal. Após leitura do termo de posse e juramento, de forma coletiva, cada um dos novos magistrados foi chamado para a assinatura do documento. Neste momento, em uma inovação do cerimonial, os juízes também receberam suas togas, entregues por familiares e pela juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Homenagem às origens e ao novo vínculo que agora se cria, abraçados pela família do Judiciário.

O desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, 1º vice-presidente do TJ e presidente da Comissão de Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura de Santa Catarina, foi responsável pelo discurso de saudação aos novos colegas. "Que minhas primeiras palavras sejam uma invocação à liberdade, uma vez que a manifestação de vossas excelências terá primazia em todas as atividades a serem desenvolvidas ao assumirem suas dignas funções", colocou.

Superar esses desafios, prosseguiu o desembargador, é uma tarefa contínua e ininterrupta, tornando-se o combustível necessário ao desenvolvimento da vida profissional de cada um. Ao final, o magistrado parafraseou o ministro Nelson Jobim, que, ao assumir a presidência do STF, em 2004, ponderou: "O magistrado nunca é obra pronta e acabada; é eterno aprendiz: deve nutrir-se de conhecimento para, só assim, poder nutrir as partes de direitos efetivos".

Em nome dos empossados, discursou a juíza Nicolle Feller, 26 anos, catarinense de Nova Trento, cidade berço de Madre Paulina. Ela iniciou sua fala ao dimensionar o momento que ela e todos os seus colegas vivenciaram nos últimos meses. "O sentimento atual corresponde à doce realização de um sonho. Sonhar é preciso, mas bem sabemos que não existe sonho concretizado sem dedicação, persistência e renúncia, condicionantes das quais, cada um, a seu modo, seguramente não se distanciou", afirmou. Adiantou ter ciência dos desafios que terão de enfrentar.

"Embora a magistratura nacional seja una, afirmo que a Justiça estadual, pelo plexo de matérias a si conferidas, ditas residuais, é a que mais se aproxima da sociedade e, por consectário, de suas mazelas", explicou. Mas, logo em seguida, apresentou os predicados necessários que lhes serão cobrados, como sensibilidade, empatia, trabalho árduo, entrega e contínuo aperfeiçoamento. Listou agradecimentos aos mestres, amigos e familiares com quem compartilhou a alegria do momento, e encerrou seu discurso com a leitura do poema "Renova-te", de Cecília Meirelles. O presidente do TJ, ao dirigir-se ao público, destacou a presença do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi (STJ) e do conselheiro Márcio Schiefler Fontes (CNJ) na solenidade. O Coral da AMC encerrou a solenidade, e familiares e amigos formaram grandes filas para cumprimentar os novos juízes de Santa Catarina. Eles são, por ordem de classificação:

Nicolle Feller

Catherine Recouvreux

Letícia Bodanese Rodegheri

Maria Augusta Tonioli

Luísa Rinaldi Silvestri

Rodrigo Clímaco José

Bruna Luíza Hoffmann

Raul Bertani de Campos

Leandro Ernani Freitag

Michele Vargas

Wellington Barbosa Nogueira Junior

Eduardo Veiga Vidal

Caroline Freitas Granja

Luiz Fernando Pereira de Oliveira

Rafaela Volpato Viaro

Aline Avila Ferreira dos Santos

Elaine Veloso Marraschi

Jadna Pacheco dos Santos Pinter

Paula Fabbris Pereira

Gabriella Matarelli Calijorne Daimond Gomes

Mariana Helena Cassol

Edipo Costabeber

Lucas Antônio Mafra Fornerolli

Rômulo Vinicius Finato

Gabriel Marcon Dalponte

Janaína Alexandre Linsmeyer Berbigier 

Imagens: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.