Voltar Tribunal de Justiça empossa Luiz Felipe Siegert Schuch no cargo de desembargador

Buscar práticas para garantir celeridade aos processos e atender melhor a sociedade. Esse é o principal compromisso firmado pelo magistrado Luiz Felipe Siegert Schuch, que tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na noite desta sexta-feira (23/8). A sessão solene de posse ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki do TJSC, em Florianópolis.
 
Schuch atuou nos últimos quatro anos como juiz de direito de 2º grau, atualmente dedicado aos trabalhos na 4ª Câmara Civil do TJSC. "Nosso compromisso, agora, é tentar implementar práticas que possam agilizar o julgamento dos processos que estão represados e que chegam em grande número, todos os meses, a cada gabinete deste tribunal. E, de alguma maneira, auxiliar para que o Judiciário possa atender mais e melhor a sociedade catarinense", anunciou o novo desembargador.
 
No ato de posse, o magistrado recebeu das mãos da esposa e das filhas a medalha e o diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense. Coube ao amigo e desembargador Paulo Henrique Moritz da Silva fazer o discurso de boas-vindas ao mais recente integrante da corte. "O Schuch é daqueles juízes que vestem a camisa, se comprometem a fazer o melhor e o fazem", enalteceu Moritz da Silva.
 
Comandada pelo presidente do TJSC, Rodrigo Collaço, a solenidade foi acompanhada pela procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha; pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça juiz Márcio Schiefler Fontes; pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, Fábio de Souza Trajano; pelo vice-presidente do TRT12, desembargador Roberto Basilone Leite; pelo corregedor-geral do TCE-SC, Wilson Wan-Dall; e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior, além do presidente da OAB-SC, Rafael Horn, e da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer.
 
Em seu pronunciamento, Siegert Schuch fez menção ao cantor e compositor Renato Russo, citando versos da canção "Mais uma Vez": "Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém". Na sequência, relembrou passos da própria jornada, desde a infância até a magistratura, destacando o papel da esposa, de familiares e de magistrados que o inspiraram a cada conquista. "Os compromissos do jovem estudante, advogado e juiz se unem e se renovam nesse momento, ao ser guindado ao cargo de desembargador", reafirmou.
 
O presidente do Tribunal de Justiça encerrou a solenidade manifestando a satisfação em contar com a dedicação do magistrado na corte. "Temos certeza da grande contribuição que vossa excelência dará ao Tribunal de Justiça e queremos todos compartilhar desse momento", expressou.
 
Schuch foi promovido por merecimento para o 94º cargo de desembargador do TJSC, em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Joel Dias Figueira Júnior. A promoção ocorreu em sessão realizada no último dia 7, sob relatoria do desembargador Henry Petry Junior, corregedor-geral da Justiça. A eleição contou com outros 11 candidatos. Em segundo turno, após formada a lista tríplice com outros dois magistrados, Siegert Schuch venceu por unanimidade de votos.
 
Natural de Porto Alegre (RS), ele iniciou carreira na magistratura como juiz substituto em 1993 e atuou nas comarcas da Capital, Imaruí, Caçador, Curitibanos, Blumenau, Lages e Balneário Camboriú. Com longa formação acadêmica, o magistrado é mestre e doutorando em Ciências Jurídicas, também doutorando em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Imagens: Divulgação/TJSC/Daniella Dalla
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.