Voltar Tribunal de Justiça empossa o advogado Osmar Nunes Júnior no cargo de desembargador
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (19/6) na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, empossou o advogado Osmar Nunes Júnior no cargo de desembargador pelo quinto constitucional. Aos 54 anos, o advogado natural de Araranguá recebeu da esposa, Danielle Marques Martinelli Nunes, e do filho, Guilherme Martinelli Nunes, a medalha e o diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense. Agora, o Tribunal de Justiça catarinense passa a ter 94 desembargadores.
 
Presidida pelo presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, a solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Júlio Garcia; do secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Douglas Borba; do procurador-geral da Justiça, Fernando Comin; do presidente da OAB-SC, advogado Rafael Horn; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cid Goulart; e do desembargador Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, entre outras autoridades. Representantes do Tribunal de Contas do Estado, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região também estiveram presentes, bem como advogados, amigos e familiares do novo desembargador.
 
Antes dos quase 30 anos de advocacia, o novo desembargador também trabalhou em uma imobiliária, no extinto Besc e como servidor do Poder Judiciário, no fórum de Balneário Camboriú. Com a participação em julgamentos colegiados no TJSC, o então advogado passou a se encantar com a carreira de desembargador. Isso aconteceu em 2013. "Assumo o compromisso de, com muita paciência e determinação, dedicar-me todos os dias para cumprir essa tarefa com a maior dignidade possível, ao lado de pares honrados, aos quais rendo publicamente minhas homenagens", disse o novo desembargador em seu discurso de posse.
 
Residente em Balneário Camboriú, Osmar foi o mais votado, com 53 votos na lista tríplice escolhida por 75 desembargadores do TJSC. Coube ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, escolher o novo desembargador. Formado na Univali (Universidade do Vale do Itajaí), o membro da Corte catarinense já desempenhou diferentes funções na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), como presidente da subseção de Balneário Camboriú e conselheiro estadual entre outras.
 
O desembargador João Henrique Blasi fez, em nome da Corte, o discurso de boas-vindas ao novo magistrado. "Seja bem-vindo, desembargador Osmar Nunes Júnior. Os seus colegas o saúdam efusivamente e o recebem de braços abertos. Siga caminhando para frente, com racionalidade e com compaixão, com regra e com emoção, com garra e com atenção, com consciência e com retidão", disse o desembargador.
 
Frases
 
"A advocacia catarinense celebra a conquista desta vaga que estava aberta há dois anos, preenchida por um profissional que foi presidente de subseção da OAB, duas vezes conselheiro estadual e tem uma vida de grandes serviços em prol da advocacia. E não temos dúvida nenhuma de que a OAB entrega à magistratura catarinense um grande profissional, que vai honrar a toga dentro deste Tribunal." 
 
Rafael Horn, presidente da OAB-SC
 
"Para quem é pai a emoção é muito grande porque, apesar de ter o título de desembargador do Tribunal de Justiça, para mim continua uma criança. Como se continuasse brincando no quintal de casa e indo para escola."
 
Osmar Nunes, pai do desembargador Osmar Nunes Júnior
 
"Estamos realizando um sonho que foi compartilhado comigo desde o primeiro momento. Essa mudança da nossa vida gera uma expectativa muito boa, porque ele está com muita vontade de trabalhar. Estou com gratidão a todos que colaboraram para este momento."
 
Danielle Nunes, esposa do desembargador Osmar Nunes Júnior
Imagens: Dani Dalla
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.