Voltar Tribunal de Justiça firma termo de cooperação com a secular Universidade de Salamanca

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, e o diretor da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, concluíram na última semana viagem pelo continente europeu em busca de parcerias com instituições de ensino superior em visita ao reitor da Universidade de Salamanca, professor Rivardo Rivero Ortega.


 

Na ocasião, foi ajustado acordo de cooperação entre o Poder Judiciário de Santa Catarina e a instituição - a quarta mais antiga da Europa e a primeira da Espanha, fundada em 1.218 -, que possibilitará aos magistrados catarinenses fazer cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado na tradicional universidade espanhola.

Após o ato, ciceroneados pela professora vice-decana da Universidade de Direito de Salamanca e membro del Doctorado Administración, Hacienda y Justicia en el Estado Social, María Ángeles Guervós Maíllo, as autoridades brasileiras conheceram as instalações e tiveram a oportunidade de visitar a mais antiga biblioteca universitária da Europa, datada de 1.254.


 

Acompanharam a visita o juiz auxiliar Maurício Cavallazzi Póvoas e o desembargador Diogo Pitsica, que foi o responsável pela aproximação entre o TJSC e a Universidade de Salamanca, pois foi naquela instituição que concluiu mestrado e doutorado e atualmente cursa seu pós-doutorado.

A Universidade de Salamanca, sediada na cidade do mesmo nome, na comunidade autônoma de Castilla y León, região de divisa com Portugal e distante 200 quilômetros de Madrid, foi a primeira instituição europeia a receber o título de universidade, tanto pelo rei de Castilla y León quanto por Afonso X e o Papa Alexandre IV.


 

A instituição oferece inúmeros cursos de excelência, entre eles Direito, Belas Artes, Ciências Agrárias e Ambientais, Tradução e Documentação e Ciências Químicas. Sua biblioteca possui acervo de renomadas, históricas e valiosas obras, dispostas em amplos salões no edifício das Escolas Maiores da própria universidade, com uma belíssima portada de entrada em estilo gótico.

Imagens: Divulgação/Universidade de Salamanca
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.