Voltar Tribunal de Justiça instala Vara Criminal Metropolitana de Florianópolis, 1ª em SC

O Tribunal de Justiça, em sessão extraordinário do Órgão Especial, instalou na tarde da última segunda-feira (25/06) a Vara Criminal Metropolitana de Florianópolis, que terá competência para julgar ações do crime organizado, praticados por servidores públicos, e de corrupção ativa, nas comarcas da Capital, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. A Vara recém-criada substitui a então unidade do crime organizado e iniciará seus trabalhos com 357 processos em acervo, todos eles com tramitação digital.

O juiz Elleston Lissandro Canali é o novo titular mas, por estar convocado neste momento pelo Superior Tribunal de Justiça, em atuação como juiz instrutor no gabinete do ministro Jorge Mussi, assumirá o cargo somente ao longo do segundo semestre. Até lá, a vara estará sob responsabilidade dos juízes Emerson Feller Bertemes e Cleni Serly Rauen Vieira. Localizada no 5º andar do Fórum Central, terá um promotor exclusivo, seis técnicos judiciários em cartório e um assessor e três estagiários em gabinete.

A sessão extraordinária do Órgão Especial que oficializou a nova unidade contou com a participação de convidados da área da segurança pública, com destaque para o procurador-geral da Justiça, Sandro José Neis, secretários estaduais de segurança pública e justiça e cidadania, Alceu de Oliveira Pinto Júnior e Leandro Lima, e comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes. Todos foram uníssonos em destacar a medida como fundamental para o enfrentamento da crescente criminalidade, cada vez mais organizada, na sociedade catarinense.

O presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, adiantou que mais a frente, a partir da análise dos resultados obtidos com esta unidade, outras poderão ser instalados em comarcas polos do Estado. Na assinatura da ata que instalou a Vara, o TJ prestou homenagem ao desembargador Newton Trisotto, primeiro a assinar o documento, por sua destacada atuação no início da Operação Lava Jato, quando atuava como ministro convocado junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Imagens: Gamaliel Basílio/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.