Voltar Tribunal de Justiça lança ferramenta para estimular a adoção tardia no próximo dia 25
Em alusão ao Dia Nacional da Adoção, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) lança na próxima sexta-feira, 25 de maio, o sistema Busca Ativa, ferramenta que tem como objetivo ampliar o acesso a informações de crianças e adolescentes acolhidos, aptos mas sem perspectiva de adoção, aumentando assim as chances de eles encontrarem uma família adotiva. A solenidade será realizada às 10h no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em Florianópolis.

 

Segundo dados da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), atualmente há 1.530 crianças e adolescentes em abrigos do Estado aptas a serem adotadas. Destas, 890 têm idade entre 8 e 18 anos, ou seja, não têm perspectiva de adoção, já que a maioria dos pretendentes ainda procura um bebê branco e saudável. Para tentar mudar esse quadro, o Tribunal catarinense desenvolveu a ferramenta que pretende aproximar essas crianças e adolescentes das famílias que buscam a adoção.

"O sistema foi concebido a partir da base de dados do CUIDA (Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo, do TJSC), e a ideia é apresentar essas crianças e adolescentes aos pretendentes. Por meio do cadastro, eles poderão acessar fotos e vídeos das crianças e, caso queiram conhecê-las, poderão contactar a assistente social para intermediar essa aproximação. Ou seja, é uma ferramenta voltada para essas adoções que não gosto de chamar de tardias, mas necessárias. O objetivo é dar visibilidade a essas crianças e adolescentes para que tenham chances de ser adotadas", explica o juiz Rodrigo Tavares Martins, que participou da elaboração do Busca Ativa (Texto Karina Schoovepper/Assessoria de Imprensa da AMC).

Imagens: Divulgação/Agência CNJ-Luiz Silveira
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.