Voltar Tribunal de Justiça promove a entrega de doações feitas por seus servidores ao Cepon

A Diretoria de Saúde (DS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através da sua Seção de Farmácia, promoveu nesta tarde (28/11) a entrega de 330 unidades de produtos de higiene e uso pessoal, em um total de 12 itens entre fraldas, lenços, absorventes, cremes dentais, desodorantes, hidratantes, chinelos e almofadas, ao Centro de Pesquisas Oncológicas - Cepon, na Capital.

A doação dos produtos é o resultado das campanhas desenvolvidas pela DS (Outubro Rosa - campanha de prevenção do câncer de mama; e Novembro Azul - campanha de prevenção do câncer de próstata), que promoveu iniciativas temáticas entre os servidores do Judiciário catarinense nas 111 comarcas do Estado.

As servidoras Vanessa Regina Berenhauser, chefe da Seção de Farmácia da DS/TJSC, e Lairis Hulse, chefe da Seção do Pronto-Atendimento da DS, foram até a sede do Cepon e entregaram os produtos a Sandra Schmidt, vice-presidente da Associação dos Voluntários do Cepon - Avoc, acompanhada das voluntárias Valéria Baracuhy e Angela Maria Tomazia Clasen.

"Estas doações são um tesouro para nós, já que os pacientes usam todo dia, principalmente o material de higiene, de necessidade constante", explica Sandra, emocionada com a chegada das doações. "As pessoas internadas muitas vezes vêm do interior e de outros lugares mais distantes ainda, sem nenhuma condição de ficar aqui, sem um pijama, sem chinelos, sem uma pasta de dente e até sem alimentação, como é o caso dos mais carentes, por isso doações como estas fazem toda a diferença", conta a vice-presidente da Avoc.

O destaque das doações foram as 75 'almofadas do coração'. Confeccionadas em formato de coração, elas servem de apoio às mulheres que passam pela mastectomia (retirada da mama). "Elas precisam destas almofadas para fazer movimentos com menos dor, além de ser um carinho a mais", explica Sandra.

Na campanha de doações ao Cepon, a diretoria, por meio de sua farmácia, compra todos os produtos mediante descontos feitos na folha de pagamento, autorizados pelos servidores do Judiciário. "As atividades deste ano foram extremamente importantes e gratificantes para nós da DS, e estamos muito gratas pela grande participação dos colegas do Judiciário de todo o Estado na doação que estamos fazendo", ressalta Vanessa. "No ano que vem vamos trabalhar ainda mais, colhendo mais doações nas comarcas do interior e da Capital", avisa a servidora do TJSC.

As atividades desenvolvidas pela DS nas campanhas de outubro e novembro, além dessas doações ao Cepon, incluem a realização de palestras com especialistas no combate e prevenção do câncer, além da promoção de debates sobre o assunto nas comarcas em todo o Estado.

O Cepon é um serviço totalmente público e de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina, conforme o Centro de Referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil. É administrado pela Fahesc, a Fundação de Apoio ao Hemosc e ao Cepon.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.