Voltar Tribunal economiza mais de R$ 1,4 milhão com a centralização do sistema de telefonia

O modelo de telefonia adotado pelo Tribunal de Justiça catarinense em 2006 (VoIP 1) gera aos cofres públicos economia superior a um milhão de reais por ano. Agora, esse mesmo sistema, que está sendo aprimorado com a centralização dos equipamentos de comunicação em polos distribuídos pelo Estado, proporcionará ainda mais economia, estimada em R$ 400 mil ao ano.

Desde 2015, 100% das comarcas utilizam o VoIP, transmissão de voz sobre a rede de comunicação de dados (Voice over Internet Protocol). A vantagem desse sistema é que não há gastos nas ligações interurbanas entre todas as unidades jurisdicionais. O WhatsApp e outros aplicativos popularizaram esse sistema de comunicação com o envio de mensagens de áudio via internet sem nenhum custo. Essa tecnologia digitaliza a voz em pacotes de dados para que ela navegue pela rede, e depois converte os dados em voz outra vez até o destino.

Iniciada em 2006, a implantação do VoIP no Poder Judiciário de Santa Catarina gerou diversas inovações, como a criação do Intimafone, serviço que possibilita a gravação da intimação via telefone, com capacidade para backup das informações, reprodução futura e emissão de relatórios. As ligações para telefones móveis também são efetuadas com custo reduzido, mediante utilização de uma tecnologia que permite a incorporação de chip de telefone celular na central telefônica.

Além disso, os usuários do VoIP dispõem de diversas funcionalidades, tais como identificação de chamadas diretamente no display ou através de comando no próprio aparelho, discagem rápida entre comarcas, unidade de resposta audível (URA), utilização de caixa postal, gravação das ligações, fax-mail, configuração de call center e geração de relatório de ligações, entre outras.

Já em funcionamento na Grande Florianópolis e em fase de implementação em Lages, o projeto denominado VoIP2 reduzirá a infraestrutura de telecomunicações mantida pelo Tribunal de Justiça a partir da unificação de centrais telefônicas nas regiões metropolitanas. Com o VoIP2, haverá a redução do número de linhas contratadas das operadoras de telefonia e a eliminação de equipamentos de telecomunicação nas comarcas. Novas facilidades ainda serão oferecidas aos usuários, com a simplificação de ligações para outras unidades.

O projeto VoIP2 estará ativo em todas as regiões até julho do ano que vem. Atualmente, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) mantém uma estrutura parecida com uma pequena operadora de telecomunicações, responsável pela administração e tarifação de cerca de 10 mil ramais em todo o Estado. Para Manoel Luiz Gonçalves, chefe da Seção de Telefonia da DTI, "o sistema reduz custos, elimina pontos de falha na rede, melhora a qualidade dos serviços e faz com que o TJ tenha maior controle e autonomia dos recursos tecnológicos disponíveis, dependendo cada vez menos das empresas de telecomunicação". "

 

Imagens: Fotos Públicas - Marcello Casal Jr.
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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