Voltar Tudo pronto para o 115º Encontro do Colégio de Presidentes dos TJs em Florianópolis

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina se tornará sede, a partir das 19 horas desta quinta-feira (6/12), do 115º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça do Brasil. A solenidade inaugural do evento, que reunirá dirigentes das cortes de 26 estados e do Distrito Federal, acontecerá na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Judiciário catarinense, e será comandada pelos desembargadores Rodrigo Collaço, presidente do TJSC, e Pedro Carlos Bittencourt Marcondes (TJMG), atual presidente do Conselho dos TJs.

"Este é o espaço apropriado para o debate em alto nível das questões de interesse das cortes estaduais no país, pois oferece oportunidade para que todos os dirigentes possam dialogar em posição de igualdade", garante o desembargador Pedro Marcondes, que fez questão de se encontrar com o anfitrião do encontro, desembargador Rodrigo Collaço, assim que chegou a Florianópolis na manhã desta quinta-feira. Ele afirmou que, independente do porte de cada tribunal, todos tem o mesmo peso e voto no âmbito do conselho.

Os desafios das gestões, acrescentou, são praticamente idênticos e a busca de soluções de forma conjunta é bastante salutar. Ele citou situações que envolvem orçamento e distribuição de pessoal como questões a serem enfrentadas por todas as administrações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. "Muitas vezes, aliás, um tribunal de pequeno porte consegue ter mais agilidade e foco para resolver uma situação que outra corte, que pode demorar por conta da multiplicidade de demandas", afirmou.

O encontro segue até sexta-feira (7) e discutirá, entre outros temas, a importância da comunicação no âmbito do Poder Judiciário; aspectos relacionados à carreira da magistratura; e propostas para a área da execução penal. Para o presidente do TJSC, o evento é excelente momento para a troca de experiências entre todos os estados, sobretudo para conhecimento das boas práticas executadas pela Justiça nas mais diversas comarcas espalhadas pelo país.

"Será uma grande oportunidade para atualização de conceitos e inovação de práticas, sempre com o objetivo de atender melhor ao jurisdicionado e garantir a agilidade e efetividade da Justiça", assinala Collaço.

Será possível acompanhar o evento através de nossas redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook) no endereço @tjscoficial. As imagens do evento estarão disponíveis no Flickr do TJ (https://www.flickr.com/photos/tjsc_oficial).  

Imagens: Karla Quint/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.