Voltar Turmas Recursais do PJSC migram 100% do acervo eletrônico do SAJ para o eproc

As Turmas Recursais do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) concluíram no último dia 30 de novembro a migração dos processos de seu acervo para o sistema eproc. A ferramenta migradora dos processos do SAJ5-Turmas para o novo sistema foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) em parceria com a secretaria administrativa das Turmas Recursais da Diretoria-Geral Judiciária (DGJ). Em pouco mais de três meses, a equipe de migração, composta de assessores dos gabinetes dos 12 juízes membros das Turmas Recursais, além dos servidores de secretaria e da DGJ, migrou para o eproc em torno de 34.500 processos judiciais.

Os gabinetes, que já trabalhavam com acervo 100% eletrônico, passaram a tramitar seus processos exclusivamente no eproc, que possui inúmeras facilidades e ferramentas de automatização de rotinas procedimentais, capazes de tornar mais célere a tramitação das demandas judiciais. "Como a migração do acervo das turmas foi feita individualmente, processo a processo, foi fundamental o engajamento de todos os servidores e assessores dos juízes para que pudéssemos atingir a meta estabelecida pela administração. O trabalho em equipe fez toda a diferença", garante o secretário administrativo e gerente do projeto de migração das Turmas Recursais, Rodrigo Benedet Naspolini.

O juiz Marcio Rocha Cardoso, presidente da 1ª Turma Recursal, mobilizou seu gabinete para a atividade desde o início do projeto. "Nossa unidade foi uma das primeiras a implementar a migração dos processos digitais do sistema SAJ para o eproc nas Turmas de Recursos. Ter a oportunidade de desenvolver esse trabalho em conjunto com a equipe designada para a migração foi fundamental para tornar a experiência com o eproc ainda mais vantajosa. O novo sistema funciona de forma mais dinâmica, oportunizando uma tramitação otimizada dos processos e com foco na prestação da atividade jurisdicional. Além disso, trabalhar com um sistema único, que foi pensado e planejado inteiramente para suprir as demandas das unidades judiciais, torna a atividade menos burocrática e mais adaptada à realidade processual atual, especialmente em relação ao novo padrão das Turmas de Recursos do sistema dos Juizados Especiais de Santa Catarina. Certamente, os gabinetes que estão com a tramitação exclusiva no eproc detêm mais suporte e ferramentas adequadas para a prática da atividade-fim do Judiciário", anotou o magistrado.

Já o diretor-geral Judiciário (DGJ), Maurício Walendowsky Spricigo, enalteceu o processo de transferência dos recursos. "A migração dos processos para o eproc é mais uma importante etapa da revolução que o Poder Judiciário vem implementando no sistema dos Juizados Especiais nos últimos anos, para torná-lo cada vez mais célere, produtivo e eficaz, atendendo aos anseios da sociedade catarinense e do sistema de Justiça como um todo."

 

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.