Voltar Turmas Recursais julgam quase 50% a mais que os processos que ingressaram neste ano

Ouça o nosso boletim

As Turmas Recursais do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) terminaram o 1º semestre de 2022 com saldo positivo. Durante os seis primeiros meses do ano, as três Turmas Recursais receberam 11.836 novos processos, mas conseguiram julgar 17.433. Em relação ao número de entrada, isso representa que os magistrados sentenciaram 47% de ações a mais.

Em números totais, as três Turmas Recursais reduziram o acervo em 5.597 processos nesse semestre. Esse quantitativo equivale à entrada de novos recursos nos últimos dois meses, maio e junho - 2.441 e 2.106, respectivamente.

Em junho, os magistrados julgaram um total de 3.237 processos. Assim, o acervo reduziu em mais de 1,1 mil em comparação ao mês de maio. Com isso, o acervo para o mês de julho ficou com 16.506 recursos em andamento e mais 12.387 em suspensão.

As Turmas Recursais funcionam como o segundo grau de jurisdição para o processamento dos recursos oriundos dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública. Desde janeiro de 2020, o Judiciário catarinense mudou o modelo de gestão. Agora, 12 magistrados com dedicação exclusiva trabalham divididos nas três Turmas Recursais, que foram centralizadas em Florianópolis.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.