Voltar Última semana para conferir as exposições dos 130 anos da comarca de Blumenau

As quatro exposições em comemoração aos 130 anos de instalação da comarca de Blumenau - "Resgatando a Memória", "Exposição Artística", "Urim e Tumin" e "Laudas Iniciais", todas dispostas no hall de entrada do Fórum Central daquela unidade, seguem abertas ao público até a próxima terça-feira (10/3).

As mostras, que iniciaram no dia 10 de fevereiro - data do aniversário de instalação da comarca de Blumenau -, apresentam fotos e documentos históricos, retratos de servidores e obras de arte. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, no Fórum Central de Blumenau, localizado na rua Zenaide Santos de Souza, bairro Velha. Abaixo, um resumo do que cada mostra apresenta ao público interessado:

"Resgatando a Memória"

Apresenta a história da comarca em registros fotográficos do Fórum Universitário e do Fórum Central ao longo dos anos. As fotos internas e externas, cedidas pelo Arquivo Histórico da Fundação Cultural de Blumenau e pelos servidores, retratam as estruturas do Judiciário local, equipes e magistrados que atuaram e ainda atuam na comarca.

"Exposição Artística"

Contou com o apoio e colaboração dos servidores e traz desenhos, frases, histórias e textos produzidos pelos profissionais que atuam na comarca e seus filhos, todos relacionados ao Judiciário local. São fotos de antigos servidores, frases e ilustrações que apresentam a relação dos servidores com a comarca de Blumenau.

"Urim e Tumin"

A exposição feita com o apoio da direção do foro circulou pelas paredes da comarca antes de ocupar o Espaço Cultural, no piso térreo. Foi idealizada pelo sargento da Polícia Militar Hugo Moysescyk, também responsável por fotografar os personagens, servidores ativos e inativos, terceirizados e pessoas que vivenciam o Fórum Central de Blumenau. Além das fotos, uma frase dos fotografados explica o significado e a importância de trabalhar na comarca de Blumenau. Um retrato da vivência deles no Judiciário local.

"Laudas Iniciais"

A segunda edição da exposição é uma parceria entre a coordenadora da Comissão de Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Blumenau, Andreia Reichow, o cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, e a Fundação Cultural de Blumenau com o Poder Judiciário local. A primeira edição ocorreu em agosto de 2019, em comemoração ao mês do advogado em Blumenau. Estão expostos no Fórum Central de Blumenau a cessão de posse firmada pelo fundador da cidade, Hermann Otto Blumenau, com o Império devolvendo suas terras e dando início à regularização imobiliária da cidade; peças iniciais; contestações; litígios; o relato do primeiro homicídio na cidade; homicídio do comandante do Vapor Blumenau; o primeiro registro de suicídio; primeira prestação de contas aos imigrantes firmada pelo Dr. Blumenau; e o contrato social da Cia Hering, cedido gentilmente pela empresa, que tem um significado especial aos blumenauenses. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.